A consciência dos malefícios do automóvel em matéria de poluição e de emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa, bem como a responsabilização pessoal em relação a estes aspectos, apresentam fortes divergências entre os países.
Segundo o estudo automóvel do Observador Cetelem, os portugueses são os que possuem uma maior consciência ambiental, o que é revelado através de dados que indicam que 12% dos portugueses se sente plenamente responsável pela poluição provocada pelo seu automóvel. Países que também apresentam esta preocupação são Itália e Espanha, onde grande parte dos automobilistas se sente responsável pela poluição automóvel. Se em Portugal 62% dos automobilistas assume as consequências ambientais do uso do seu automóvel, em Itália essa percentagem é de 52% e em Espanha de 50%, de automobilistas que assumem contribuir para os elevados índices de emissão de C02 e, consequentemente, para o efeito de estufa.
O Reino Unido, a Alemanha e a França distinguem-se por um fraco nível de implicação e de responsabilização pessoal. A consciência dos malefícios do automóvel é nestes países reduzida. Se a sensibilização se revela já marcante nos automobilistas dos países latinos (nomeadamente em Espanha e em Portugal), mantém-se muito fraca nos restantes países analisados. No Reino Unido e França 20% dos inquiridos revela não se sentir responsável pela poluição do seu automóvel, sendo que na Alemanha o índice de desresponsabilização é mais elevado com 29% dos inquiridos a revelarem-se pouco sensíveis à poluição do seu automóvel.
O estudo automóvel do Observador Cetelem foi desenvolvido a partir de análises económicas, técnicas e previsões, realizadas entre Julho e Setembro de 2008 em colaboração com o instituto de estudos e consultadoria BIPE (www.bipe.com) que se baseia na sua longa experiência no domínio automóvel, designadamente através dos seus Clubes Automóveis de conjuntura e missões de marketing e de prospecção que efectua à escala internacional a pedido dos construtores, fornecedores de equipamentos e agentes do comércio automóvel. Quanto aos inquéritos a consumidores e às entrevistas com especialistas profissionais do universo automóvel foram realizadas pela Anacom (www.anacom.fr), sociedade de estudos qualitativos e quantitativos.
O Cetelem acompanha há mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias da distribuição no mundo. Apoiando-se no seu profissionalismo, o Cetelem implementou, em França, em 1989, o Observador Cetelem, cujos estudos sobre o consumo, a distribuição e o crédito, são fontes de informação e de reflexão ao dispor de todos os actores do mercado. A primeira edição portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem está presente em onze países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e República Checa.
Sobre o Cetelem:
O Cetelem, empresa que integra o grupo BNP Paribas, pioneiro do crédito ao consumo em 1953 e do crédito via Internet em 1997, é o Nº1 do mercado em França e na Europa Continental. Com mais de 30 milhões de clientes, está presente em 26 países (Europa, América Latina e Ásia). O Cetelem é, também, o parceiro de referência do comércio, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu savoir-faire em matéria de crédito ao consumo.
Em 2008, o Cetelem e o UCB, principal actor do crédito imobiliário em França e na Europa, deram origem ao BNP Paribas Personal Finance. Reunindo as actividades do crédito ao consumo, do crédito imobiliário e do crédito consolidado, as duas empresas construíram um player global do crédito, Nº 1 europeu, presente em 30 países, 4 continentes, com 25.000 colaboradores. O objectivo do BNP Paribas Personal Finance é o de integrar o TOP 5 mundial, até 2010. Para mais informações, aceder a www.bnpparibas-pf.com.
Em Portugal o estudo está disponível para download no site www.oobservador.pt: um espaço interactivo e dinâmico onde será também possível obter informações e participar num fórum de discussão.
Veja aqui a síntese do estudo
Segundo o estudo automóvel do Observador Cetelem, os portugueses são os que possuem uma maior consciência ambiental, o que é revelado através de dados que indicam que 12% dos portugueses se sente plenamente responsável pela poluição provocada pelo seu automóvel. Países que também apresentam esta preocupação são Itália e Espanha, onde grande parte dos automobilistas se sente responsável pela poluição automóvel. Se em Portugal 62% dos automobilistas assume as consequências ambientais do uso do seu automóvel, em Itália essa percentagem é de 52% e em Espanha de 50%, de automobilistas que assumem contribuir para os elevados índices de emissão de C02 e, consequentemente, para o efeito de estufa.
O Reino Unido, a Alemanha e a França distinguem-se por um fraco nível de implicação e de responsabilização pessoal. A consciência dos malefícios do automóvel é nestes países reduzida. Se a sensibilização se revela já marcante nos automobilistas dos países latinos (nomeadamente em Espanha e em Portugal), mantém-se muito fraca nos restantes países analisados. No Reino Unido e França 20% dos inquiridos revela não se sentir responsável pela poluição do seu automóvel, sendo que na Alemanha o índice de desresponsabilização é mais elevado com 29% dos inquiridos a revelarem-se pouco sensíveis à poluição do seu automóvel.
O estudo automóvel do Observador Cetelem foi desenvolvido a partir de análises económicas, técnicas e previsões, realizadas entre Julho e Setembro de 2008 em colaboração com o instituto de estudos e consultadoria BIPE (www.bipe.com) que se baseia na sua longa experiência no domínio automóvel, designadamente através dos seus Clubes Automóveis de conjuntura e missões de marketing e de prospecção que efectua à escala internacional a pedido dos construtores, fornecedores de equipamentos e agentes do comércio automóvel. Quanto aos inquéritos a consumidores e às entrevistas com especialistas profissionais do universo automóvel foram realizadas pela Anacom (www.anacom.fr), sociedade de estudos qualitativos e quantitativos.
O Cetelem acompanha há mais de 50 anos o desenvolvimento do consumo e das cadeias da distribuição no mundo. Apoiando-se no seu profissionalismo, o Cetelem implementou, em França, em 1989, o Observador Cetelem, cujos estudos sobre o consumo, a distribuição e o crédito, são fontes de informação e de reflexão ao dispor de todos os actores do mercado. A primeira edição portuguesa foi divulgada em 2000. O Observador Cetelem está presente em onze países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e República Checa.
Sobre o Cetelem:
O Cetelem, empresa que integra o grupo BNP Paribas, pioneiro do crédito ao consumo em 1953 e do crédito via Internet em 1997, é o Nº1 do mercado em França e na Europa Continental. Com mais de 30 milhões de clientes, está presente em 26 países (Europa, América Latina e Ásia). O Cetelem é, também, o parceiro de referência do comércio, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu savoir-faire em matéria de crédito ao consumo.
Em 2008, o Cetelem e o UCB, principal actor do crédito imobiliário em França e na Europa, deram origem ao BNP Paribas Personal Finance. Reunindo as actividades do crédito ao consumo, do crédito imobiliário e do crédito consolidado, as duas empresas construíram um player global do crédito, Nº 1 europeu, presente em 30 países, 4 continentes, com 25.000 colaboradores. O objectivo do BNP Paribas Personal Finance é o de integrar o TOP 5 mundial, até 2010. Para mais informações, aceder a www.bnpparibas-pf.com.
Em Portugal o estudo está disponível para download no site www.oobservador.pt: um espaço interactivo e dinâmico onde será também possível obter informações e participar num fórum de discussão.
Veja aqui a síntese do estudo