Luta Anti-Alcoolismo: SRS de Bragança “muito à frente”

“Bragança está no bom caminho e a trabalhar muito bem” no que se refere ao programa de Prevenção e Tratamento do Consumos Nocivos de Álcool. Quem o diz é Rui Moreira, que foi durante vários anos director do ex-CRAN (Centro de Alcoologia do Norte) e que trouxe a sua vasta experiência ao espaço de partilha criado por esta iniciativa. Rui Moreira sublinha que no contexto da região norte Bragança “está muito mais à frente” que os restantes distritos.

Um dos factores que contribui para este avanço, sublinha, é a riqueza das equipas em termos de multidisciplinaridade, o que permite melhores resultados com menos custos.

No encontro, promovido pela Assessoria de Saúde Mental da Sub-Região de Saúde de Bragança com o objectivo de reflectir sobre as Intervenções Breves que estão a ser implementadas nos Centros de Saúde na abordagem dos Problemas Ligados ao Álcool (PLA), Rui Moreira incentivou mesmo os técnicos envolvidos no programa a investirem mais em projectos de investigação na área.

O trabalho desenvolvido pelos CS neste âmbito passa pela prevenção primária, pelas intervenções breves e pela consulta específica. Esta consulta está já a funcionar já nos CS de Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros e Mirandela. Também no CS de Miranda do Douro a consulta deverá abrir brevemente.

As Intervenções Breves estão a ser postas em prática em todos os CS e visam, por um lado, a identificação atempada de um eventual problema relacionado com o álcool, seja ele real ou potencial, e, por outro, motivar o indivíduo para tomar uma atitude no sentido da sua resolução. Muitas vezes o problema é resolvido nesta instância, sendo encaminhados para um acompanhamento mais intensivo, ou seja, a consulta específica, apenas os casos de maior dependência.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN