O deputado social-democrata Adão Silva, eleito pelo Círculo Eleitoral de Bragança, quer explicações do Governo sobre a construção do IC5.
O deputado quer que o Ministério da Obras Públicas Transportes e Comunicações informe a bancada do PSD na assembleia da República sobre a vontade e os objectivos do Governo relativamente a este obra.
Adão Silva quer saber se o Governo de José Sócrates “vai exigir que a Estradas de Portugal avance com o processo da construção do IC-5, mantendo as características técnicas e os traçados do actual estudo prévio garantindo e se, de igual modo, o Governo vai exigir que a Estradas de Portugal mantenha as datas para a concretização da obra, que é Março de 2012”.
A interpelação do deputado resultou de um conjunto de notícias que dão conta da possibilidade do processo ser interrompido devido ao facto dos valores apresentados pelos consórcios concorrentes superaram as expectativas da Estradas de Portugal.
Na mesma linha de contenção de despesas vai a possibilidade de mandar refazer o estudo prévio já anteriormente aprovado e redefinir o traçado e as características técnicas iniciais da rodovia, de forma a reduzir os custos.
Depois de anunciada a concretização do IC5 por José Sócrates em Abril de 2006 na cidade de Bragança, aquele que é considerado o eixo rodoviário estruturante e fundamental para os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Carrazeda de Ansiães, o projecto sofre agora um retrocesso.
Indo de encontro ao calendário anunciado pelo governo, durante o mês de Setembro de 2008 deveria chegar ao fim o concurso para a concessão da concepção e construção do IC-5, facto que já não irá suceder.
O deputado quer que o Ministério da Obras Públicas Transportes e Comunicações informe a bancada do PSD na assembleia da República sobre a vontade e os objectivos do Governo relativamente a este obra.
Adão Silva quer saber se o Governo de José Sócrates “vai exigir que a Estradas de Portugal avance com o processo da construção do IC-5, mantendo as características técnicas e os traçados do actual estudo prévio garantindo e se, de igual modo, o Governo vai exigir que a Estradas de Portugal mantenha as datas para a concretização da obra, que é Março de 2012”.
A interpelação do deputado resultou de um conjunto de notícias que dão conta da possibilidade do processo ser interrompido devido ao facto dos valores apresentados pelos consórcios concorrentes superaram as expectativas da Estradas de Portugal.
Na mesma linha de contenção de despesas vai a possibilidade de mandar refazer o estudo prévio já anteriormente aprovado e redefinir o traçado e as características técnicas iniciais da rodovia, de forma a reduzir os custos.
Depois de anunciada a concretização do IC5 por José Sócrates em Abril de 2006 na cidade de Bragança, aquele que é considerado o eixo rodoviário estruturante e fundamental para os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Carrazeda de Ansiães, o projecto sofre agora um retrocesso.
Indo de encontro ao calendário anunciado pelo governo, durante o mês de Setembro de 2008 deveria chegar ao fim o concurso para a concessão da concepção e construção do IC-5, facto que já não irá suceder.