Dourinov: conhecer para valorizar

Valorizar os e revitalizar os produtos endógenos e a economia local com base assente em alguns pilares fundamentais, são os objectivos do Projecto Transfronteiriço de Valorização e Transformação de Recursos designado por “Dourinov”. A valorização dos produtos regionais, recursos naturais, meio ambiente e qualidade de vida.

A promoção do conhecimento e valorização cultural e a economia local, são os eixos estruturantes dos projectos que foram debatidos por um grupo de especialistas que se reuniram no passado fim -de semana na vila de Mogadouro.

De acordo com os promotores do projecto, ao longo das últimas décadas, têm sido vários os programas de investigação e desenvolvimento centrados na região fronteiriça do rio Douro.

Instituições como a Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade de Salamanca (USAL) têm gerado conhecimento de grande valia para aquela região portuguesa e com a possibilidade de transferência de tomadores de negócio.

O projecto “Douroinov” seguiu este percurso e procurou promover o desenvolvimento regional com carácter inovador, partindo da transformação dos recursos endógenos, de modo a fortalecer o tecido social e valorizar activamente os produtos locais, aqui a população activa da região terá de ser empreendedora.

É importante que as pessoas não olhem apenas para o património, “é preciso encará-lo como um recurso a explorar,” já que terá de haver empresas que explorem os vários sob produtos do turismo como é caso da fauna e flora entre outras componentes que possam ser exploradas “e não deixar que o turista venham a região sem ter informações especificas, ” avançou Gonçalo Rosa. Na região duriense, começam a aparecer bons exemplos seguido esta doutrina e só não promovidos por ex-alunos da UTAD e da USAL mas igualmente por empresários locais

Salamanca têm vindo, ao longo dos últimos anos, a concentrar esforços em programas de investigação e desenvolvimento centrados na região fronteiriça do Douro, gerando conhecimento de grande valia para esta Região e com possibilidade de transferência para tomadores de diferentes áreas de negócios. Destes esforços resultou o Projecto Interreg IIIA Dourinov, apostado na valorização dos produtos regionais, recursos naturais, meio ambiente e qualidade de vida, cultura, promoção do conhecimento e valorização cultural e economia rural.

Refira-se que o Projecto Dourinov nos últimos dois anos pretendeu promover junto dos vários actores locais e da sociedade civil alguns dos resultados de investigação alcançados por estas duas instituições de ensino na temática deste projecto. A aposta centrou-se na cooperação entre actores de desenvolvimento deste território, nomeadamente autarquias da Região, acreditando na importância da mobilização da sociedade civil regional para promover iniciativas inovadoras nestes contextos.

De uma forma global, pretendeu-se promover a valorização do vasto património natural, artístico, cultural, biológico, humano e empresarial que caracteriza a região do Norte de Portugal e a região de Castela e Leão. Neste Colóquio serão assim apresentadas, uma série de ideias de negócios no âmbito destas áreas temáticas. Acresce ainda, a possibilidade de participar em visitas guiadas em sala e campo.

Nos dias 27 e 28 de Junho, a UTAD e a Universdade de Salamanca, conjuntamente com a Câmara Municipal de Mogadouro, realizaram o Colóquio de encerramento, e de balanço, do Projecto INTERREG III A “Dourinov – Projecto Transfronteiriço de Valorização e Promoção de Recursos.

A promoção do conhecimento e valorização cultural e a economia local, são os eixos estruturantes dos projectos que foram debatidos por um grupo de especialistas que se reuniram em Mogadouro.

De acordo com os promotores do projecto, ao longo das últimas décadas, têm sido vários os programas de investigação e desenvolvimento centrados na região fronteiriça do rio Douro.

O projecto “Douroinov” procurou promover o desenvolvimento regional com carácter inovador, partindo da transformação dos recursos endógenos, de modo a fortalecer o tecido social e valorizar activamente os produtos locais: produtos regionais, recursos naturais, meio ambiente e qualidade de vida, de forma a tornar a população activa da região mais empreendedora.

De uma forma global, pretendeu-se promover a valorização do vasto património natural, artístico, cultural, biológico, humano e empresarial que caracteriza a região do Norte de Portugal e a região de Castela e Leão. Naquele Colóquio foram assim apresentadas uma série de ideias de negócios no âmbito destas áreas temáticas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN