Nascer Cidadão

Sampaio da Veiga, director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), comunicou à imprensa que muito em breve os progenitores vão poder registar os seus filhos, na maternidade do CHNE. “O serviço de gestão de utentes está a colaborar com a direcção de pediatria e de ginecologia/obstetrícia para termos em funcionamento o Nascer Cidadão”.

O mesmo responsável anunciou ainda que “o registo vai ser feito pelos profissionais” da unidade de saúde, com os dados referentes aos bebés que ali nasçam, e posteriormente, contactam a conservatória, que envia uma pessoa ao hospital, ficando deste modo o registo concluído e oficializado.

O director clínico também disse que esta medida só foi tomada no nordeste transmontano volvido um ano após a implementação desta medida no país, porque só agora estão reunidas todas as condições, e também, porque “nem os pais, nem os médicos, nem os enfermeiros, nos fizeram chegar essa preocupação, talvez porque aqui na região ainda é relativamente fácil dirigirem-se às conservatórias do registo civil”, explicou o responsável.

Nascer Cidadão, é uma medida do Simplex, que implementa um programa de simplificação administrativa e legislativa, cujo objectivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e as condições laborais das empresas com vista a ajudar o desenvolvimento e o crescimento económico do país, reduzindo desta forma a carga burocrática imposta aos utentes dos serviços públicos.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN