Autarcas transmontanos da NUT III exigem mais verbas do QREN

Bragança recebeu na passada semana os 15 autarcas transmontanos que constituem a NUT III. O encontro foi convocado pelo Presidente da edilidade brigantina e destinou-se a discutir os projectos regionais que vão ser apresentados ao QREN.

Os autarcas individualizaram as necessidades de cada um dos seus municípios e chegaram à conclusão que a verba global destinada à NUT III é insuficiente para fazer face aos problemas e necessidades actuais.

Os autarcas enumeraram os investimentos indispensáveis a fazer nos seus municípios em sectores tão fundamentais como a educação, cultura, desporto, saúde, acção social e ambiente.

A origem da discórdia com a política que subjaz à distribuição de verbas do QREN reside no facto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) apenas querer contratualizar com a NUT III, unidade que engloba 15 concelhos transmontanos, 24 por cento das verbas do Programa Operacional do Norte, enquanto os autarcas exigem que essa percentagem suba até à fasquia do 37, 2%.

Jorge Nunes, anfitrião deste encontro, chegou a mesmo a acusar a CCDRN de “ fechada e centralista”, por se apresentar pouco disposta a dar cumprimento à revindicação dos autarcas transmontanos.

O descontentamento dos edis vai ser transmitido numa missiva ao presidente da CCDRN, ao Ministro do Ambiente, ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da República.

Os autarcas prometeram ainda continuar a lutar pelos investimentos estruturantes que defendem como fundamentais para o desenvolvimento económico, social e cultural da região transmontana.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN