Crime de Longra – 10 facadas 10 anos

O Tribunal de Mirandela condenou, no passado dia 1 de Fevereiro, José Azevedo de 47anos, que matou com dez facadas a sua mulher, de 33 anos, em Agosto de 2006 e foi condenado ao pagamento de 95 mil euros de indemnização. O condenado era acusado, pelo Ministério Público de um crime de homicídio qualificado, mas o colectivo de juízes condenou-o pelo crime de homicídio simples.

O advogado de defesa considerou a pena "justa e equilibrada, atendendo à gravidade do crime" declarou no final da leitura da sentença. Mas, relativamente ao valor da indemnização, Paulo Sousa diz ser "demasiado elevado", admitindo apresentar recurso. O arguido vai apenas cumprir oito anos e meio no Estabelecimento Prisional de Bragança, uma vez que está preso preventivamente desde Agosto de 2006.

O colectivo de juízes deu como provado, que na noite do dia 7 de Agosto de 2006, o casal estava deitado num colchão, na varanda da sua casa, em Longra (Mirandela), quando José Azevedo manifestou intenção de ter relações sexuais com a mulher, Anabela, o que ela terá recusado, seguindo-se uma breve discussão. De seguida, José Azevedo dirigiu-se à cozinha buscar uma faca para depois ir de encontro a Anabela dando-lhe as dez facadas.

O Ministério Público confirmou que o arguido, após cometer o crime, saiu da residência com o seu filho, deslocando-se de automóvel para casa de familiares, em Mirandela, onde deixou o seu filho entregue a uma irmã sua que o encorajou a entregar-se às autoridades, segundo conseguimos apurar.

Durante o julgamento, algumas testemunhas afirmaram que haveria rumores de infidelidade da parte da vítima, que segundo algumas testemunhas se aproveitava da ausência do marido que trabalhava na construção civil na Suíça. Facto que nunca ficou provado.

José Azevedo vinha algumas vezes por ano a Portugal visitar a família, enquanto Anabela, que se encontrava desempregada fazia trabalhos na agricultura sempre nas épocas mais frutíferas da agricultura. Eram casados há dez anos, com um filho em comum, com sete anos e outro com 12 anos, apenas de Anabela fruto de outra relação anterior à que teve com José Azevedo. Ambas as crianças estão a residir no Centro de Acolhimento Temporário de Menores em Risco em Mirandela.

Rui Tulik (Mirandela)
*Com Lusa

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN