Tudo Cheio

As unidades de turismo de habitação do Nordeste Transmontano esgotaram nesta passagem de ano a sua capacidade de lotação.

O presidente da região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT) em declarações á imprensa afirmou que esta época de fim de ano era a melhor para os operadores de turismo e tem aumentado ano após ano.

Embora há já algum tempo que as reservas se efectuaram, os turistas continuaram até às vésperas da entrada a recorrer à RTNT, no sentido de conseguirem arranjar algum espaço disponíveis para se instalarem.

A informação também parece ter circulado entre a RTN e os operadores turísticos que recorreram recorrem á Região de Turismo para avisarem que não tinham mais lugare disponíveis nas suas unidades.

As sete escolas primárias desactivadas que a autarquia de Alfândega da Fé transformou em apartamentos turísticos, num total de 56 camas, foram todas reservadascom algum tempo de antecipação.

O mesmo aconteceu em cinco casas de turismo de aldeia em Casares, no concelho de Vinhais, tal como confirmou Fernando Sousa, proprietário das mesmas.

Também em Freixo de Espada à Cinta onde existe um complexo de dez moradias na praia fluvial da Congida, cuja propriedade é da autarquia, também foram reservadas há mais de dois meses.

Júlio Meirinhos afirmou para a Comunicação Social que “se houvesse o dobro da capacidade de camas, ela esgotava-se da mesma forma”. O preseidente da RTN está convicto que o que está a acontecer na região nesta época se deve a “uma moda que se está a verificar nos grandes centros que é viajar nestas épocas para as zonas afastadas do stress e das confusões”.

O responsável também afirmou que quando a redução da burocracia e a simplificação dos processos de licenciamento dos projectos acontecer, para além de potenciar um sector económico importante na região vai contribuir também para combater o mercado paralelo que existe no sector, “é importante ter os dados todos na mão e orientar estratégias, para que o sector do turismo seja o mais dinâmico possível”, conclui.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN