Teatro de Vila Real celebra Miguel Torga

Dia 27 de Março é o Dia Mundial do Teatro e o Teatro de Vila Real vai associar-se às comemorações do centenário do nascimento do mais conhecido escritor transmontano, Miguel Torga.

Nesse dia vai subir ao palco a co-produção "Miguel Torga-Diário (I-XVI)" que simultaneamente integra as comemorações do centenário do nascimento do escritor e inaugura também o inicio do Festival Internacional de Teatro.

De salientar que o Teatro de Vila Real está a promover desde último dia de 2006 o FAN – Festival de Ano Novo, que vai efectuar 21 espectáculos de música clássica em dez edifícios de interesse histórico, patrimonial e arquitectónico de Vila Real, Bragança, Chaves, Lamego e Tabuaço.

Também durante os primeiros três meses deste ano, o Teatro de Vila Real vai inaugurar às segundas-feiras uma programação de cinema para compensar e proporcionar aos amantes de cinema da região transmontana novas opções nesta modalidade.

Vários recitais de música de câmara e espectáculos pelas bandas Dead Combo, X-Wife e Blind Zero são cartaz neste teatro durante o primeiro trimestre do ano.

No próximo dia 12 de Janeiro, a produção de teatro clássico, o "D. Juan" de Moliére, numa encenação do japonês Kuniaki Ida, interpretada pelo Teatro do Bolhão, vai subir ao palco.

Logo no princípio de Fevereiro, a actriz brasileira Maitê Proença vai iniciar em Vila Real a sua digressão pelo nosso país, com a peça "Achadas e Perdidas" recriada do seu livro “Entre Ossos e a Escrita".

No mesmo mês, desta feita no dia 16, uma das actrizes mais consagradas do nosso país, Eunice Munõz, veste a pele de "Miss Daisy”.

Em Março, "Tangos e Tragédias", este clássico que junta o teatro à música que está em cena no Brasil há mais de 20 anos e que já foi visto por mais de um milhão de pessoas, vem também ao Teatro de Vila Real, assim como a norte-americana Chermaine Neville, num concerto único em Portugal, vai acturar no Grande Auditório de Vila Real também este mês, onde o guitarrista brasileiro Diego Figueiredo inicia a sua digressão em Portugal.

E para terminar este variado e extenso cartaz no primeiro trimestre do ano realiza-se o espectáculo de dança contemporânea "Daqui em Diante", interpretado pela Companhia Olga Roriz.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN