Museu Abade de Baçal reabriu ao Público

Volvido um ano do início das obras de renovação e amplificação do museu Abade de Baçal em Bragança, este equipamento cultural reabriu ao público, na passada sexta-feira, 15 de Dezembro, com a presença da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

O Director do Museu, Neto Jacob, em declarações à imprensa explicou que além da renovação da sala de exposição permanente, também foram criados dois novos espaços, uma sala polivalente e uma sala de exposições temporárias.

Mobiliário renovado, diversos quadros de pintores do século XIX e parte do século XX, e a exposição faiança grande da colecção doada por Cagigal, com peças dos séculos XVIII e XIX, foram algumas das modificações efectuadas na exposição permanente.

No novo espaço polivalente, vai ser inaugurado com uma exposição etnográfica de Benjamim Pereira, onde se poderão ver peças relacionadas com as festas de Inverno, típicas em Trás-os-Montes, onde a figura principal são as máscaras, os caretos e os mascarados.

Uma exposição de pintura de José Vieira, sobre as máscaras e registos em filme de diversas manifestações culturais que o pintor, com “costelas” transmontanas, recolheu desde 1982, vão estar expostas na sala de exposições temporárias. Por último, mais de meia centena de desenhos de Almada negreiros, restaurados depois de encontrados há pouco tempo, vão ser colocados alternadamente na sala de exposições.

Os custos da intervenção no Museu Abade de Baçal foram de cerca de um milhão de euros.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN