A gestão dos recursos hídricos num contexto transfronteiriço

Realiza-se hoje, dia 15 de Novembro, uma convenção ibérica sobre a cooperação para a protecção e o aproveitamento sustentável das águas das bacias hidrográficas luso- espanholas.

O encontro terá lugar na cidade de Zamora, e tem como principal objectivo lançar o debate sobre a gestão de situações de seca na Península Ibérica, e em particular em territórios transfronteiriços.

Especialistas portugueses e espanhóis terão assim a oportunidade de debater questões relativas à escassez da água e à “necessidade de fomentar o uso eficiente deste recurso vital”.

“ A situação geográfica da Península Ibérica é favorável à ocorrência de episódios de seca, pelo que este fenómeno deve ser encarado como recorrente”, e por tal razão “ a gestão de situações de seca implica um conhecimento detalhado das variáveis ambientais, económicas e sociais e o uso de métodos de gestão que garantam a sua eficácia e eficiência”.

É com esse objectivo de aprofundamento de conhecimentos e experiências que os responsáveis portugueses e espanhóis se reúnem hoje em Zamora, tentando “aprofundar a cooperação luso-espanhola no sentido de atenuar o impacto das crises cíclicas de seca e promover medidas para a melhoria de utilização da água e preservação dos ecossistemas”.

Este encontro realiza-se dentro de um quadro de cooperação que desde há algum tempo está assegurado pela convenção luso-espanhola onde se insere a Directiva Quadro da Água, que prevê que entre os dois países se efectue permutas de informação, segurança de infra-estruturas, politicas de regulação do regime de caudais e acções de cooperação em períodos de cheias.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN