ETA e ETAR de Macedo visitadas por deputados municipais

A Assembleia Municipal da passada segunda-feira, 27 de Novembro, terminou de uma forma diferente. Todos os deputados presentes foram convidados pela autarquia de Macedo de Cavaleiros a participar numa saída de campo, que constava na visita à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Carrapatas e à ETA do Azibo, na aldeia de Vale da Porca.

O convite foi aceite pela maior parte dos deputados das várias bancadas políticas que foram, ao longo de todo o percurso, acompanhados por elementos da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD), no sentido de melhor explicarem todo o processo desde a entrada da água, ou esgoto, nestas estações de tratamento, até ao momento em que sai purificada e pronta para consumo, livre de qualquer resíduo.

Na estação de Carrapatas entram cerca de 850 metros cúbicos de água residual por dia que, neste momento estão a ser tratados. Noutros tempos, esta mesma água era descarregada na ribeira que, por ironia do destino passa mesmo ao lado do local onde está instalada a ETAR. Um investimento positivo para o concelho de Macedo e para a região, como argumenta José Paixão, administrador da ATMAD: “90% da matéria orgânica é removida desta água que estava a poluir o ambiente”.

O edil de Macedo, Beraldino Pinto, ressalva também a importância do tratamento de água no concelho e a região. O autarca frisa ainda que o tratamento de esgotos abrange, praticamente, todo o concelho e está já numa fase final. “Hoje, estamos na fase final do projecto de requalificação ambiental e o tratamento de esgotos está numa fase final de cobertura no concelho”.

O local onde se encontra a ETAR de Carrapatas foi alvo de crítica por parte da população e por parte da Junta de Freguesia, que, há meio ano, temiam pelos aspectos negativos, como os maus cheiros. No que respeita a este factor, o presidente da Junta de Freguesia de Carrapatas, Arménio Carvalho, diz que, até ao momento, não há razão de queixa. Apenas pormenores como queda de muros e construção de novas pontes que já estão resolvidos pela ATMAD.

Texto de Miguel Midões [28-11-2006]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN