EDP anuncia investimentos na região de Trás -os - Montes

A EDP tem em mãos um investimento no valor de 47,9 milhões de euros, já iniciado em 2005 e cuja conclusão está prevista em 2007.

Além de variadas obras que estão a ser realizadas, existem três que se destacam tanto pelo valor do investimento como pela importância que representam para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela EDP que são as três sub-estações situadas na Vila da Ponte, no concelho de Montalegre cujo valor do empreendimento é de aproximadamente 750 mil euros.

No concelho de Mirandela encontra-se em fase final de construção outra subestação, um investimento de cerca de 1,267.800 euros, e que irá servir os concelhos de Mirandela, de Alfândega e de Murça.
v Por último, a terceira subestação está a ser criada em Soutelo, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, implicando um investimento de 896 mil euros que vai abastecer Vila Pouca de Aguiar e Vidago.

Prevê-se que as três subestações deverão entrar em funcionamento antes do final do corrente ano.

É de salientar que entre as obras que estão a ser executadas pela EDP, existem algumas delas que promovem a segurança de algumas aves, concretamente o caso da cegonha branca, uma espécie muito frequente na zona do Alto Tâmega. Segundo dados da empresa, em 2004 e em 2005 a EDP gastou cerca de 364 mil euros na criação de postes para a nidificação das aves e na adaptação de linhas que atravessam áreas protegidas, com a aplicação de “dispositivos anti-poiso e anti-nidificação”.

Também pelo mesmo motivo, no Parque Natural do Douro Internacional, a EDP fez “alterações do traçado de uma linha, para evitar uma zona de aves”, e uma parte da instalação passou a ser efectuada no solo.

Todas estas informações foram anunciadas numa conferência de imprensa promovida pela EDP na passada quarta-feira.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN