Encerrou o Simpósio Internacional de Escultura de Vinhais

Encerrou na passada terça-feira o Simpósio Internacional de Escultura que decorreu na vila nordestina de Vinhais entre os dias 4 e 26 de Setembro.

O acontecimento cultural fechou com a conclusão da escultura de Carlos Barreira intitulada “Bulideira”, obra realizado em granito da Região e com um peso aproximado de quatro Toneladas.

A “Bulideira” irá ser colocada no jardim do Arrabalde, no centro de Vinhais, com as coordenadas na direcção da “pedra mãe” que se situa numa aldeia próxima de Chaves.

Esta escultura impressiona pelo seu movimento, pois a parte superior permite uma interacção de mobilidade da pedra com as pessoas e, além disso, a base permite o deslizamento, sendo portanto uma obra de arte que pode ser “bulida”, daí o título que lhe foi atribuído pelo seu criador Carlos Barreira.

Também a obra do escultor de Carrazeda de Ansiães, Paula Moura, já foi baptizada com a denominação de “ Cepa velha retorcida”.

Em jeito de balanço, a organização do Simpósio classificou o encontro de grande sucesso, tendo satisfeito plenamente os organizadores e os escultores participantes.

Participaram neste Simpósio Internacional, sob a coordenação de Manuel Cruz, cinco experientes escultores, quatro dos quais artistas de grande reputação a nível internacional, como Manuel Patinha, Paco Pestaña, Carlos Barreira e Paulo Neves, que possuem carreiras com mais de 30 anos dedicadas à arte. Em destaque esteve o jovem artista Paulo Moura que tem já no seu curriculum 12 anos de carreira artística.

Todas as obras serão colocadas em espaços públicos de Vinhais a partir do mês de Maio de 2007, altura em que as cinco esculturas que nasceram deste encontro serão oficialmente inauguradas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN