Combate biológico à Vespa das galhas dos Castanheiros em Carrazeda de Ansiães

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css="" custom-css-class="" custom-id=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text css=".vc_custom_1588933854343{margin-left: 20px !important;}"]Multiplicam-se as iniciativas autárquicas para o combate à vespa das galhas dos Castanheiros, que tem impactos significativos sobre a produção de castanha na região transmontana, provocando elevados prejuízos nas explorações.

Ontem, pela primeira vez, o município de Carrazeda de Ansiães iniciou o combate biológico à vespa das galhas dos castanheiros com a realização de várias largadas de parasitoides, nas áreas mais afetadas. Os parasitoides são insetos que se alimentam das larvas que estão nos castanheiros tendo desta forma capacidade para exterminar a vespa.

As largadas foram realizadas de acordo com o levantamento efetuado no ano passado que incidiu com particular atenção nas freguesias em que há uma maior predominância da espécie.

No terreno estiveram técnicos da Câmara Municipal, nomeadamente o Gabinete Técnico Florestal, um técnico do Ministério da Agricultura e ainda um técnico da REFCAST - Associação Portuguesa da Castanha, que forneceu os parasitóides.

Brevemente, o município irá realizar novos levantamentos no sentido de detetar mais zonas que possam estar contaminadas agindo desta forma atempadamente para proteger um maior número de explorações de castanha.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN