“Muito preocupante” a situação em Vila Real com a Covid-19

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css="" custom-css-class="" custom-id=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text]A situação é "extraordinariamente preocupante" em Vila Real, disse hoje o presidente da autarquia local, Rui Santos, depois de confirmados 20 utentes e funcionários do Lar Nossa Senhora das Dores infetados com covid-9.

Todos os infetados foram sujeitos a isolamento e a tratamento profiláctico, tendo-se agravado significativamente a situação na cidade de Vila Real, no Lar Nossa Senhora das Dores, onde foi detetado o primeiro caso positivo no passado domingo.

"Perante a gravidade desta circunstância estamos a avaliar acionar o plano municipal de emergência e, caso isso aconteça, a Segurança Social, a instituição e a Câmara Municipal ajudarão a tentar encontrar solução para que esta determinação se cumpra", afirmou hoje Rui Santos citado pela agência Lusa.

Também a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão e Douro Norte, determinou o isolamento dos restantes 59 utentes e 50 profissionais, incluindo um funcionário que aguarda resultado do teste que foi realizado pelo INEM.

O isolamento dos funcionários criou agora um problema acrescido, porque não há quem trate dos utentes que continuam no lar. Segundo Rui santos, os utentes devem ser transferidos para o Hospital Militar do Porto, dando como exemplo o que aconteceu com um lar de Famalicão.

A transferência dos utentes é, segundo o autarca de Vila Real, "um modelo que foi testado, funcionou, que foi encontrado para a população do Litoral. Pagamos os mesmos impostos, temos os mesmos direitos e os mesmos deveres", salientou.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN