![]() |
Celebrar o Azeite Português |
Foi explicado o processo de extracção de azeite virgem, descritos os azeites e feita a prova dos mesmos, posteriormente foram servidos pratos com os diferentes azeites onde a plateia foi desafiada a descobrir qual azeite estava em cada prato.
Desta forma esclareceu-se que cada perfil de azeite acrescenta algo diferente a cada prato e que a utilização do azeite português não está restrita aos pratos tradicionais nem tão pouco limitado ao papel de ser uma mera gordura alimentar. Foi servido um cocktail, gelados, bombons, pães de azeite e azeitona, focaccia e torricado de bacalhau, tudo elaborado com azeites de qualidade superior dos produtores presentes e todos com perfis diferentes.
De realçar a adesão do publico e dos Chefs que se voluntariaram a elaborar e levar a prova as suas criações, explicando no evento a sua concepção, Ricardo Mourão elaborou os gelados de azeite, António Bóia e Joaquim Sousa os pães de azeite e azeitona, José Serrano a torricado de bacalhau e Ana Vinagre a focaccia.
O evento contou ainda com a cobertura fotográfica e de vídeo do Mário Cerdeira da Gesticook que transmitiu o evento em direto nas redes sociais.
Numa das suas intervenções o Prof. José Gouveia declarou que “…um evento destes ficará na história do azeite português!” referindo-se à união dos três produtores para falarem do azeite e não das suas marcas e à forte adesão ao evento por parte dos profissionais.
José Gomes, organizador do evento, declarou que “A ideia nasce numa cerimonia de prémios de gastronomia onde os premiados e o azeite eram estrangeiros apesar do evento ter sido realizado em Portugal” e acrescenta “…essa injustiça tinha de ser corrigida e o azeite português celebrado pelo produto de qualidade que é”. Terminou prometendo que este evento será para repetir.