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Carros elétricos: reclamações dirigidas à MOBI.E aumentam 266% |
A análise de dados efetuada pelo Portal da Queixa, permitiu apurar um registo total de 110 reclamações, desde abril de 2016 até 6 de março de 2019, e identificou que “o total abandono no apoio” (por parte da empresa), é uma denúncia apontada pela generalidade dos queixosos ao longo dos anos. A atestar esta realidade está a Taxa de Resposta da MOBI.E às mais de 100 reclamações apresentadas: 1,1%, e o Índice de Satisfação a marcar apenas 1.4, refletindo o descontentamento dos consumidores.
Venda de carros elétricos duplicou
A contrastar com as queixas de os postos de abastecimento não estarem a funcionar devidamente - um problema que se estende de norte a sul do país -, está o facto de os carros elétricos terem duplicado nas estradas portuguesas. Em 2018, a venda destas viaturas registou um aumento exponencial, com um crescimento na ordem dos 148%.
Após um ano recorde de vendas, o segmento dos automóveis 100% elétricos continua com forte dinamismo em Portugal. Em janeiro de 2019, os carros elétricos representaram mais de 4% das vendas de ligeiros de passageiros, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal.
Previsão: novos postos e carregamentos pagos
De referir que, recentemente, o Governo anunciou que vai criar incentivos para a instalação de 100 postos de carregamento rápido para carros elétricos até ao final do ano. O objetivo é começar a instalar estes novos postos a partir de 1 de abril. Os apoios previstos pretendem triplicar a oferta existente. Outra novidade prevista é que, ainda este ano, o carregamento passe a ser pago em todos os postos.