Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças aprova moção sobre alerta vermelho dos território de baixa densidade

No passado dia 6 de novembro a Assembleia Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) reuniu no Fundão e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, em representação da ZASNET, AECT, uma das 23 entidades que concorrem para a cooperação transfronteiriça que compõem esta rede.

Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças aprova moção sobre alerta vermelha dos território de baixa densidade

Nesta reunião foi aprovada uma moção sobre o o processo de desertificação dos territórios de baixa densidade. “O Atlântico representa a totalidade da fronteira mais longa da Europa, composta por territórios de baixa densidade em alerta vermelho demográfico. Portanto, a coesão da Península Ibérica e a sua competitividade económica e social no cenário europeu pós-crise estão em causa. Consequentemente, pedimos à cimeira ibérica para criar um grupo de trabalho para promover o corredor Atlântico, os investimentos e medidas complementares em todas as áreas para garantir o desenvolvimento do Atlântico.”, lê-se na moção que foi aprovada na Assembleia Geral desta organização

A RIET - Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças é constituída por organizações de proximidade à fronteira de Espanha e de Portugal, no âmbito do Tratado de Valência, que desenvolvam o seu trabalho, genérico ou específico, na área da cooperação transfronteiriça. O seu objetivo é desenvolver a cooperação transfronteiriça e suas organizações, bem como o debate e promoção de estratégias de cooperação no espaço ibérico.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN