Estreia Nacional do projeto o Teatro e as Serras fez-se em ambiente intimista |
No dia 21 de novembro, a companhia de Teatro Filandorra apresentou o espectáculo “Contas Nordestinas, o Diabo veio ao Enterro”, uma adaptação ao palco de algumas páginas do livro “O Diabo veio ao Enterro” de A.M. Pires Cabral (1985), uma obra que retrata a vida do Nordeste de Portugal, onde os valores da ruralidade e muito em especial a linguagem e a literatura tradicionais mantêm uma réstia de vitalidade.
A ideia deste projeto surgiu em Alfândega da Fé, daí que tenha sido escolhida a localidade de Sambade, situada na Serra de Bornes, para a estreia nacional de um projeto que se vai estender aos territórios serranos do Gerês, Montesinho, Alvão e Marão. David Carvalho, da companhia de Teatro Filandorra, referiu que “o projeto vai percorrer cinco serras, como os cinco dedos de uma mão” para levar cultura e teatro às populações mais isoladas e rurais dos territórios serranos.
Neste dia foi ainda apresentado o livro CIT “Percorrer Sensações”, fruto do projeto “O Olhar do Pastor”, que contou com a colaboração de 42 pastores do concelho de Alfândega da Fé. Durante os últimos anos estas pessoas abriram as portas do seu mundo e, gentilmente, partilharam a sua maneira de estar e ser, a sua história e o património. “Uma devida homenagem”, nas palavras da Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, pelo seu contributo para a diversidade e riqueza cultural da comunidade.
Este evento veio assim reafirmar a importância da promoção de iniciativas e dos espaços culturais nos territórios de baixa densidade, destacando as tradições e vivências populares, sendo que, quer o CIT quer o projeto “O Teatro e as Serras” são exemplo disso mesmo.