![]() |
Câmara Municipal implementa projeto pioneiro na área do voluntariado |
"Ao favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário, a autarquia visa obter um território coeso, inclusivo e saudável", salienta uma nota de imprensa do município de Mirandela.
Vai ser criada uma rede de voluntariado empresarial no concelho que pretende promover a prática de voluntariado empresarial, mediar a articulação entre as oportunidades de intervenção e as competências das empresas e responder às principais necessidades das famílias e causas sociais selecionadas.
"Segundo a legislação, as empresas podem deduzir aos seus impostos a totalidade dos donativos concedidos a projetos e instituições culturais, até um montante equivalente a, genericamente, 0,8% do seu volume de negócios", refere fonte da autarquia.
A empresa que concede o benefício pode ainda beneficiar de uma majoração de gastos ou perdas, que podem ser de 20%, 30%, 40% ou mesmo de 50%. A percentagem depende (sempre) das finalidades prosseguidas pelas entidades beneficiárias e do fim a que se destina o donativo.
Este projeto contemplará numa fase inicial parcerias com clínicas dentárias e oftalmológicas, na realização de rastreios e tratamentos, empresas da área de informática, na manutenção dos equipamentos e atualização de software, casas de materiais de construção e empresas do ramo alimentar que possam contribuir com géneros alimentares e bens de primeira necessidade dirigido a famílias com carências económicas.