“Jornadas de Reabilitação Fluvial” chegam ao IPB nos dias 25 e 26 de maio

Decorrerá nos próximos dias 25 e 26 de maio, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA-IPB), as II Jornadas de Reabilitação Fluvial, uma iniciativa que pretende contribuir para o reforço do conhecimento ao nível das zonas aquáticas e ribeirinhas do Norte de Portugal.

“Jornadas de Reabilitação Fluvial” chegam ao IPB nos dias 25 e 26 de maio
O programa desta iniciativa constitui-se por um conjunto de comunicações orais acerca de casos de estudo da região e ainda de potenciais financiamentos para a reabilitação fluvial. Será ainda realizada uma visita de estudo com o intuito de mostrar aos estudantes, técnicos e demais interessados obras de reabilitação fluvial na região transmontana.

PUBLICIDADE

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Os ecossistemas aquáticos e ribeirinhos são espaços de grande valor para conservação da natureza e da biodiversidade. Contudo, são ecossistemas sujeitos a diversos impactes negativos, caso da poluição da água, do corte indiscriminado da vegetação ripária, da fragmentação de habitats e mais recentemente do aparecimento de doenças e da proliferação de espécies exóticas”, refere um dos promotores deste evento, Amílcar Teixeira, da ESA-IPB.

A importância atual do valor ambiental, social e económico das zonas ribeirinhas é fundamental garantir uma boa gestão dos recursos hídricos e evitar fenómenos de erosão e contaminação, conservando a qualidade paisagística, o bom funcionamento dos ecossistemas e a diversidade de espécies nativas”, sublinha a Amílcar Teixeira, acrescentando que “a reabilitação dos sistemas ribeirinhos constitui um importante passo para alcançar o Bom Estado Ecológico das massas de água, desafio que nos é colocado, no contexto europeu, pela aplicação da Diretiva Quadro da Água (DQA, Diretiva2000/60/CE), transposta para Portugal pela Lei da Água (Lei n.º58/2005, de29 de dezembro, na sua última redação dada pela Lei n.º13/2012, de 22 de Junho)".

Recentemente foi assinado um protocolo entre os municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Agência Portuguesa do Ambiente de colaboração técnica e científica no âmbito da reabilitação fluvial em contexto de alterações climáticas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN