Surgiu a plataforma digital municipio.pt

Surgiu o municipio.pt , uma plataforma digital que engloba um conjunto de serviços e visa facilitar a relação e a comunicação entre o cidadão e os vários municípios portugueses. Numa plataforma comum a todos, já que a vida dos munícipes, hoje em dia, passa muitas das vezes por vários municípios.

Surgiu a plataforma digital municipio.pt 
Os objetivos do municipio.pt é proporcionar ao cidadão acesso a um processo de tratamento de problemas transparente e capaz de gerar respostas, respostas essas, partilhadas por todos os munícipes; gerar processos de transparência numa comunidade de cidadãos cada vez mais global e mais informada; incentivar a participação de todos no bem comum, através de técnicas usadas nas redes sociais e tornar o acesso à informação mais democrático e comum a todos os cidadãos em todo o território nacional.

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Nesta plataforma concentram-se um conjunto de informações comuns a todos os municípios portugueses que podem ser consultados em função de diversos temas.

Proteção Civil Municipal
Na plataforma, o munícipe pode associar o seu número de telemóvel à sua conta, para receber mensagens SMS da Proteção Civil Municipal, em situações de emergência. A Proteção Civil, além de poder enviar SMS’s através da plataforma, pode também, colocar mensagens menos urgentes na plataforma, usando imagens, texto ou ficheiros.

Avisos da Câmara Municipal
Avisos da Câmara Municipal aos munícipes, sobre assuntos relacionados com o município, como por exemplo, impedimentos na via pública, obras... etc. Com um só clique, o munícipe terá ao seu dispor todos os avisos, de uma forma intuitiva e fácil de pesquisar. Os munícipes serão alertados por e-mail, sempre que um novo aviso for colocado.

Eventos
Uma agenda com os eventos que vão ocorrer no município, com pesquisa por texto e data, e desenhada de forma a ser de consulta fácil. Todas as entidades do concelho, sejam elas associações, empresas, Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, podem, com alguns cliques, anunciar eventos que ficarão disponíveis a todos os utilizadores e visitantes da plataforma. Os cidadãos do concelho são notificados automaticamente. Os cidadãos de outros concelhos e distritos, visualizam também, mas através de consulta. Os cidadãos podem também guardar os eventos que estão interessados, sendo lembrados uns dias antes de acontecer o respetivo evento.

Alertas à Câmara Municipal
Este é um serviço que permite ao munícipe comunicar problemas na via pública e que são da responsabilidade da Câmara Municipal. Em formato de fórum, este serviço vai permitir que os munícipes visualizem as comunicações de outros munícipes e as respostas da Câmara Municipal / Junta de Freguesia, de uma forma dinâmica e participativa. Além de texto, podem usar a geolocalização, adicionar imagens e ficheiros.

Na maioria dos casos, um problema pode ser do interesse de vários munícipes e, muitas das vezes, a Câmara Municipal / Junta de Freguesia não pode resolver o problema por motivos que lhe são alheios. Assim, em formato de fórum, todas as partes podem ser informadas do esforço e tentativa de resolução dos problemas. Todos os utilizadores, podem também, visualizar através de um mapa todas as ocorrências num determinado concelho.

Reclamações
Este serviço permite ao munícipe reclamar sobre algum serviço prestado ou não pela Câmara Municipal / Junta de Freguesia e permite a partilha entre todos os munícipes. A Câmara Municipal / Junta de Freguesia pode responder, gerando assim, um processo de transparência e de satisfação para todos. O munícipe tem também acesso a um conjunto de gráficos que demonstram o estado das reclamações.

Debates
Este serviço permite tanto à Câmara Municipal auscultar a população sobre assuntos do interesse de todos, como também, permite ao munícipe criar o seu próprio debate sobre algum assunto que ache pertinente. Não só promove o envolvimento de todos no futuro do concelho, como pode ser um gerador de ideias e soluções.

Apoio ao cidadão
O apoio ao cidadão são dois serviços de aconselhamento on-line. Aconselhamento jurídico e aconselhamento psicológico. Não passa de um aconselhamento, uma orientação, no encontrar de um caminho para iniciar a resolução de um problema. A quantidade de aconselhamentos por ano que cada cidadão pode usufruir depende da Câmara Municipal.

Empregos
Serviço que permite a todas as entidades do concelho colocar as suas ofertas de trabalho. As ofertas podem ser visualizadas por todos os cidadãos do distrito. Os cidadãos recebem automaticamente no seu e-mail todas as novas ofertas colocadas no sistema. O cidadão pode navegar por outros distritos e pesquisar por ofertas de trabalho.

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Promoções (Comércio)
Serviço que permite a todos os comerciantes do concelho colocar as suas promoções e ofertas. Estas, podem ser visualizadas por todos os cidadãos do distrito, como também, podem ser partilhadas nas redes sociais. Os cidadãos recebem automaticamente no seu e-mail todas as novas promoções e ofertas colocadas no sistema pelos comerciantes. O cidadão pode navegar por outros distritos e pesquisar por ofertas.

Perdidos e achados
Serviço que permite a todos os cidadãos colocar alertas sobre algo que perderam ou acharam. Todos os alertas podem ser visualizados por todos os cidadãos do distrito, como também, podem ser partilhadas nas redes sociais. Os cidadãos são notificados por e-mail quando novos alertas são colocados.

Atas e editais
Espaço onde os munícipes podem encontrar as atas e editais gerados pela Câmara Municipal. Com um forte motor de pesquisa, que permite pesquisar e selecionar os documentos, por datas e palavras-chave, mesmo que esses documentos estejam em PDF. Permite igualmente, colocar a ata ou edital para debate na comunidade, como também, os cidadãos do concelho são notificados de novos editais ou atas. A Câmara Municipal só necessita de inserir o documento em PDF na plataforma, o sistema fará o resto.

Pedidos de licenças / requerimentos e outros.
Este é um dos serviços que muitas das Câmaras Municipais já têm. Permite que o munícipe possa fazer um pedido de uma licença ou requerimento à Câmara Municipal / Junta de Freguesia via Internet. A inovação que é apresentada nesta plataforma, está na facilidade de construir formulários mais interativos e na gestão e acompanhamento dos pedidos, permitindo trocas de mensagens, inserção de documentos, geolocalização, QR-code, etc. Os formulários e os sistemas são desenhados à medida de cada Câmara Municipal / Junta de Freguesia pela equipa do município.pt.

Toda informação que é depositada no sistema a Câmara Municipal pode fazer download (em PDF) para efeitos de arquivo, em qualquer fase do processo, como também, o cidadão.

Veja o vídeo que exemplifica e constitui um exemplo de uma licença para uma queimada, em que a geolocalização do evento pode ser importante para outros serviços.


Por defeito, o sistema já vem com um pedido instalado e pronto a ser usado: o Cartão do Munícipe. Cartão que pode ser impresso ou colocado num telemóvel. (Não necessita de aplicação no telemóvel). A gestão do cartão do munícipe é da responsabilidade da Câmara Municipal. O cartão pode ser útil, além de outras tantas utilizações, para habilitar o cidadão ao aconselhamento psicológico ou jurídico.

No QR-Code do cartão consta a informação sobre o munícipe que só pode ser lida por funcionários da Câmara Municipal que estejam inscritos na plataforma. O funcionário pode também, através do QR-Code, aceder aos pedidos de requerimentos ou licenças efectuados pelo munícipe. Adopta-me.
Serviço que permite aos canis municipais e associativos divulgarem os animais que têm para adoção.

A plataforma
A plataforma foi construída para ser leve no seu tamanho, simples, intuitiva e compatível com todos os dispositivos. Mantendo sempre o seu layout, independentemente do dispositivo ou sistema.

Os cidadãos e a Câmara Municipal, poderão aceder à plataforma através do browser num PC, smartphone, tablet, laptop, ou mesmo num quiosque público digital.

A plataforma está disponível em todos formatos, com o mesmo design, simples e leve.

Segurança
Todas as comunicações entre a plataforma e os utilizadores são encriptadas.

Moderação
Toda a informação colocada pelos cidadãos na plataforma tem que estar em conformidade com os termos e condições. No caso de não cumprimento das regras, a informação é removida da plataforma e o cidadão/utilizador é alertado para que não repita. A plataforma usa um sistema de cores, que permite detectar se o cidadão/utilizador tem um comportamento constante de violação dos termos e condições. Se reincidir mais do que duas vezes, o utilizador/cidadão é banido da plataforma.

Toda a informação colocada pelos cidadãos na plataforma é escrutinada pela equipa do município.pt.

Gestão das notificações
O cidadão pode escolher quais as notificações dos serviços que pretende receber por e-mail.

Acesso e a gestão da Câmara Municipal / Junta de Freguesia
Os funcionários autárquicos com acesso à plataforma e com as devidas autorizações, podem colocar avisos, enviar mensagens por SMS (Proteção Civil), responder e fechar alertas ou reclamações. Podem inserir eventos, atas e editais, processar requerimentos, etc.

Custo
Gratuito para todas entidades e cidadãos. No caso das Câmaras Municipais o acesso é também gratuito, a não ser que sejam exigidos mais recursos.

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