Teatro Auditório Municipal de Alijó reabre ao público com concerto da banda de S. Mamede de Ribatua

Muitas dezenas de pessoas esgotaram a lotação do Teatro Auditório Municipal de Alijó no passado dia 30 de dezembro, altura em que o equipamento cultural da vila duriense foi novamente devolvido ao público depois de cerca de 4 anos de encerramento.

eatro Auditório Municipal de Alijó reabre ao público com concerto da banda de S. Mamede de Ribatua
O edifício foi encerrado devido à degradação do revestimento da cobertura que provocou danos no teto falso do Auditório. O diagnóstico que levou ao seu encerramento foi feito pelos serviços técnicos da Autarquia e confirmado no relatório encomendado aos Laboratórios de Engenharia Civil da UTAD, datado de setembro de 2014, devido à queda de duas iluminárias. 

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Passados 4 anos sobre estes problemas, e depois de obtidas as licenças necessárias para o equipamento poder voltar a funcionar, o Teatro Auditório Municipal de Alijó voltou a reabrir ao público com um concerto da banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua destinado a assinalar a passagem para o novo ano de 2018.

No passado dia 30 de dezembro muitas foram as pessoas que assitiram a um concerto da Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua e a uma atuação da solista Daniela Nunes que esteve em palco a interpretar a obra de “Avé Maria” de Schubert, entre outras.

A participação da Banda de São Mamede na reabertura do Teatro Auditório local foi por muitos encarada como simbólica, uma vez que esta filarmónica é a mais antiga do concelho e uma das mais antigas do país.

Fundada em 8 de Dezembro de 1799 obteve já o estatuto de colectividade com acção ininterrupta durante 218 anos. Em 25 de Abril de 1984 recebeu a “Medalha de Prata de Mérito Municipal” e em dezembro de 1996 a “Medalha de Ouro de Mérito Municipal”.

A banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua constitui-se nos dias de hoje por um enorme legado cultural, continuando como uma escola de música de capital importância para a formação de novos músicos no concelho de Alijó.

A instituição “apresenta-se com elevada distinção nas melhores salas do país e nos conceituados concursos nacionais e internacionais. Exibe um elenco com cerca de 55 músicos, preparados para as diversas atividades festivas ao longo do ano, com destaque para os meses de verão, com um programa adequado a cada momento dos festejos”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN