![]() |
APA chumbou gasoduto que pretende atravessar o Alto Douro Vinhateiro |
O ponto mais crítico é a faixa territorial composta por cerca de 35 quilómetros da Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro e respectiva zona de protecção que desde 2001 enquadra a lista do Património Mundial da UNESCO.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN) considerou que esta ligação à rede de gás natural espanhola iria criar uma "cicatriz" nos concelhos da Meda, Vila Nova de Foz Côa, Moncorvo e Alfândega da Fé.
Também a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) se pronunciou negativamente, considerando que haverá impactes negativos muito significativos e difíceis de minimizar, nomeadamente na zona do Alto Douro Vinhateiro. O documento, citado pelo Jornal Público, fala numa "afectação certa, permanente e irreversível" sobre a área classificada como Património Mundial.
Baseado em diversos pareceres institucionais, no relatório da consulta pública e no trabalho da comissão de avaliação , a APA considerou existirem "fundamentos que para propor uma Declaração de Impacte Ambiental desfavorável".
Agora quem tem a decisão final é o Ministério do Ambiente, estando já todo o dossiê na posse do secretário de Estado, Carlos Martins.