A Santa Casa da Misericórdia e o Município de Mogadouro deram início, no passado dia 1 de Setembro de 2017, ao Projecto de Apoio Domiciliário à Demência (PADD). O Projecto em causa terá a duração de dois anos e é gratuito para os utentes.
 |
Projeto foi apresentado no Lar São João de Deus, em Mogadouro |
O número de pessoas do Município de Mogadouro com processos de demência é muito elevado compreendendo, atualmente, uma das principais preocupações de âmbito social em Mogadouro e por isso o PADD surge como uma inciativa inovadora e desafiante que se prevê de grande impacto no bem-estar e qualidade de vida dos utentes não-institucionalizados.
O PADD é constituído por uma equipa de trabalho interdisciplinar que inclui um/a Neurologista, um/a Psicólogo/a, um/a Animador/a Social e um/a Enfermeiro/a e visa o diagnóstico, acompanhamento e monitorização multidisciplinar dos vários casos sinalizados.
O projeto tem ainda um gabinete que visa o apoio e disponibilização de informação das demências e suas vicissitudes clínicas, familiares e sociais – enfatizando-se a divulgação e educação no sentido da compreensão da problemática.
A apresentação pública do projeto foi efetuada ontem, dia 12 de setembro, no Lar São João de Deus, em Mogadouro.