Exposição "La Terre-Mère - A Mãe Terra" patente ao público em Bragança

Está patente ao público desde o dia 1 de setembro,no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, em Bragança, a exposição "La Terre-Mère - A Mãe Terra", de Esmeralda da Costa. A artista, com raízes transmontanas, expõe pela primeira vez em Portugal, num trabalho de imagem e som que buscam a procura da origem e da identidade.

"Da artista franco-portuguesa Esmeralda Da Costa conhecemos essencialmente os vídeos. Muitos deles articulam imagens construídas e/ou subtraídas, nas quais o seu corpo ou os de outros se transformam nos protagonistas de cenas narrativas próximas da performance. Transpô-los em palavras equivaleria a escrever uma frase concisa, eficaz e pujante, que unisse o realismo à sensação de estranheza.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Tirando proveito das possibilidades oferecidas pelo médium vídeo para transcender as capacidades e disposições do corpo físico (repetição frenética e alongamento exagerado dum grito, multiplicação vertiginosa da mesma imagem, etc.) e do corpo social (exercício da autoridade sobre a mãe, etc.), a artista explora os conteúdos múltiplos do seu ser e do seu círculo imediato de relações.

Para a sua primeira apresentação em Portugal, a artista propõe para Centro Cultural de Bragança uma exposição em dois tempos: o primeiro sobre o seu trabalho mais recente, onde sobressai, através da relação mãe/filha, a fusão de duas culturas, e o segundo numa vertente mais retrospetiva".

Curadoria: Jorge da Costa e Esmeralda Da Costa
Texto: Maryline Robalo
Produção: Município de Bragança
Colaboração: Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN