![]() |
Estação de caminho-de-ferro de Macedo de Cavaleiros |
PUB
O projeto inclui a reabilitação de parte do importante património ferroviário relacionado com a exploração da linha, que se encontra, de uma forma geral, em avançado estado de degradação, fruto do seu abandono desde o encerramento da linha, há cerca de 20 anos. Está assim prevista a intervenção nas estações de Sendas e de Rossas (Bragança), do Azibo (Macedo de Cavaleiros), de Carvalhais e do Romeu (Mirandela), com vista à instalação de albergues/hostels de apoio à visitação e fruição da nova Ecopista. O valor total do investimento ascende a 1,8 milhões de euros, sendo o financiamento de 1,2 milhões e o restante assumido pelos municípios.
No seu trajeto, a Linha do Tua percorre territórios de impressionante valor paisagístico, atravessando um conjunto alargado de povoações que espelham a diversidade da região e apresentam um forte potencial de desenvolvimento turístico.
A Linha do Tua está associada a uma etapa marcante no vencimento do isolamento histórico de Trás-os-Montes, apresentando uma importância significativa para a identidade transmontana, que o presente projeto pretende destacar.
PUB
A recuperação da estação na cidade de Macedo de Cavaleiros está contemplada no Plano de Regeneração Urbana, prevendo-se a intervenção na envolvente e na Rua Damião de Góis de ligação ao Mercado Municipal.