![]() |
Adicionar legenda |
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
«A Apicultura é atualmente uma atividade económica capaz de gerar rendimentos e que dessa forma fixa as populações nos meios rurais, onde o apicultor é interveniente fundamental enquanto “maestro” na gestão sustentável dos recursos do território e da natureza. Atualmente, alguns recursos como os matos silvestres apenas são valorizados através da apicultura, sendo a origem dos néctares de alguns dos mais emblemáticos méis monoflorais nacionais: o mel de rosmaninho e o mel de urzes», afirma a organização, lançando o mote para o evento.
Estendendo-se pelo território do Alto Tâmega, a edição de 2017 do Fórum Nacional de Apicultura contará com a coorganização da CAPOLIB - Cooperativa Agrícola de Boticas, CRL e da MONTIMEL - Cooperativa dos Apicultores do Alto Tâmega, CRL.
A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), fundada a 10 de Julho de 1996, é uma organização sócio-profissional com 45 organizações de apicultores filiadas, entre cooperativas, associações e agrupamentos de produtores, oriundas de todo o país e regiões autónomas. A missão da FNAP é a defesa e representação dos interesses da Apicultura Portuguesa, no país e no estrangeiro, tanto na componente económica da atividade, como na defesa de uma vida digna e de qualidade para todos os apicultores.
Desde a sua fundação, que como filiada na CAP, assumiu a representação dos apicultores portugueses e dos seus interesses, através da participação no Grupo Permanente “Apicultura” da Comissão Europeia e do Grupo de Trabalho “Mel” do COPA-COGECA. Presentemente tem assento em representação dos apicultores portugueses no Grupo de Acompanhamento do Programa Apícola e colabora com todas as entidades, nacionais e comunitárias, com responsabilidades na Apicultura, contribuindo para fazer ouvir a voz dos apicultores nacionais junto das entidades com poder de decisão.