![]() |
Encontro de História e Cultura Judaicas |
Além de um espaço de debate e partilha de conhecimentos sobre esta temática, este encontro pretende dar a conhecer e valorizar o vasto espólio judaico existente no concelho.
Adriano Vasco da Fonseca Rodrigues nasceu na Guarda a 4 de Maio de 1928 e é um arqueólogo e etnógrafo português que repartiu a sua carreira pela docência e investigação. Em 1956, licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas na Universidade de Coimbra, fez o curso de Ciências Pedagógicas e fez cursos complementares de Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Santiago de Compostela, onde mais tarde se especializa em História da Arte.
Exerceu a docência nos três ramos do ensino: primário, secundário e superior. Adriano Vasco Rodrigues foi também Inspector Provincial Adjunto do Ensino em Angola, entre 1965 e 1969. Em 1980, foi deputado à Assembleia da República, nesse ano e no ano seguinte foi ainda nomeado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas. Foi director da Schola Europaea, na Bélgica, entre 1988 e 1996.
Muitas são as ações nas quais participou sobre a Presença Judaica em Portugal, entre elas foi fundador (sócio n.° 1), da Associação da Amizade e Relações Culturais Portugal-Israel (1979). Foi Presidente da Direção e é Presidente Honorário. Com sua Esposa está ligado ao nascimento do Museu Judaico de Belmonte e ao futuro Centro de Estudos Judaicos de Torre de Moncorvo, que terá como nome Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues.
Tem publicado diversas obras na área da história e arqueologia, onde se destacam também vários livros ligados ao judaísmo.