![]() |
Jean Michel Gomes |
Jean Michel Gomes (IA & Universidade do Porto ), colíder do grupo de trabalho do SELGIFS Reconstrução da História de Formação Estelar comenta que: “O RemoveYoung pode tornar-se numa importante ferramenta em astronomia extragaláctica. Agora temos meios para revelar a população estelar mais antiga, até agora ocultada pelo brilho das estrelas jovens e massivas”.
![]() |
a_NGC3991_SDSS |
A morfologia de galáxias de formação estelar é geralmente dominada pelas estrelas jovens, massivas e brilhantes, que podem ofuscar a importância estrutural das estrelas mais velhas (e mais ténues), o que limita o nosso conhecimento acerca da formação de galáxias.
Ao usar esta ferramenta disponibilizada publicamente, os investigadores conseguem remover numericamente a população estelar com uma determinada idade. Isto permite determinar a energia, brilho à superfície e distribuição da densidade estelar das estrelas mais antigas.
Para o investigador FCT Polychronis Papaderos (IA & Universidade do Porto), membro fundador do SELGIFS e responsável pelo nodo português: “O RemoveYoung explora o poder combinado da síntese espectral da população e unidades de campo integral para espectroscopia 3D, para desvendar a história da formação de galáxias”
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Jean Michel Gomes foi convidado pelo diretor do Instituto de Astronomia da Universidade de Viena, Prof. Bodo L. Ziegler , para apresentar este curso sobre população estelar nas galáxias. Este é um marco importante na colaboração entre as duas equipas, Ambos os institutos colaboram no rastreio CALIFA , com foco n’O meio interestelar quente em galáxias elipsoidais.
Gabinete de comunicação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Conteúdo fornecido por Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva