Um ano a falar de Ciência de copo na mão

É com duas investigadoras em Direito e Ciências da Comunicação que a iniciativa PubhD UMinho celebra o seu primeiro aniversário. Há um ano que a Ciência está mais acessível e descontraída nas cidades de Braga e de Guimarães. No próximo dia 26 a sessão será especial e promete não desapontar os presentes.

Adicionar legendaUm ano a falar de Ciência de copo na mão
Ana Rita Carneiro é investigadora no na Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) e no Núcleo de Estudos de Direito Ius Pubblicum (NEDip) e o seu trabalho debruça-se sobre a contratação pública sustentável quer a nível social, quer ambiental.

Ana Rita pretende demonstrar que é possível o Estado incluir aspectos ambientais nos seus contractos (tal como exigir que o papel seja reciclado) e/ou considerações sociais (por exemplo dar preferência a empresas cuja equipa seja constituída por 50% de mulheres) . O seu grande objectivo é mostrar que, para além das verbas despendidas, se pode olhar para o futuro tendo em conta o meio ambiente e as condições sociais.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Por sua vez, Inês Beatriz Coelho é investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e pretende discutir os direitos de autor de obras com autoria conjunta, como é o caso do cinema e das séries de televisão. Ao contrário da pintura e da escultura, as indústrias do cinema e dos videojogos necessitam de uma vasta equipa de produção.

No entanto, o autor destas obras é diferente aos olhos: da lei, da própria indústria e da sociedade em geral. A famosa série Guerra dos Tronos foi um dos seus modelos de estudo. Com ele Inês chegou à conclusão que o sistema actual tem prejudicado a exploração económica das obras, assim como o crescimento artístico e cultural das indústrias.

O PubhD (pub de bar e PhD de doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu em Nottingham (2014) e chegou a Portugal em 2015 (Lisboa). Em Janeiro de 2016, por iniciativa do STOL - Science Through Our Lives do Departamento de Biologia da Universidade do Minho, o PubhD começou a realizar-se, alternadamente, nas cidades de Braga e de Guimarães. A entrada é livre.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN