Para aproximar a diáspora científica da sociedade portuguesa foi criada a rede Global Portuguese Scientists - GPS, disponível em gps.pt . É espaço de encontro, não só entre os investigadores que trabalham no estrangeiro, mas também entre estes e o nosso país.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
O GPS torna os investigadores portugueses mais próximos, mesmo aqueles que estão muito longe! Alguns poderão ter planos para regressar, outros não. Mas todos podem participar em actividades no nosso país, nem que seja apenas quando cá vêm nas férias ou à distância. Conheci vários no último ano, enquanto coordenador da rede GPS, e fiquei convicto de que muitos estarão disponíveis para aprofundar as suas relações com Portugal.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Com mais de 2300 registos em cerca de três semanas, já está a ajudar a traçar o retrato da disposta científica portuguesa. Parte dos investigadores registados estão agora em Portugal, mas têm um percurso internacional. Sem surpresa, os países que mais atraem os cientistas portugueses são aqueles que têm sistemas científicos mais desenvolvidos, como o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e França. Nas áreas científicas as ciência Biológicas e as ciências da saúde têm uma grande representação, mas há investigadores dos mais diversos campos do saber. A rede GPS é para todos poderem encontrar os cientistas portugueses no mapa!
David Marçal (Coordenador da rede GPS)
Conteúdo fornecido por Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
