O atual Governo reabriu já os 20 Tribunais encerrados e no caso da Secção de Proximidade de Alfãndega " ela será transformada em Juízo de Alfândega da Fé (Juízo de Proximidade) e irão ser praticados obrigatoriamente atos judiciais e os julgamentos cuja competência seja dos tribunais singulares em matéria criminal (até este momento só seriam feitas aqui as audiências de julgamento se o juiz assim o determinasse pois não era obrigatório). Estes julgamentos correspondem a mais de 80% dos processos-crime".
Também serão realizadas audições de testemunhas e outros intervenientes no contexto de julgamentos cíveis, evitando as deslocações das pessoas.
Está a terminar o procedimento das obras para a requalificação do Tribunal de Alfândega da Fé, estando previsto o início das obras no primeiro trimestre do próximo ano.
Estas transformações legais, bem como a melhoria do espaço físico, permitirão uma melhor administração da justiça, evitando a deslocação das pessoas envolvidas nos processos, melhorando deste modo o acesso à justiça.