![]() |
Sambade |
A mostra abre portas no Centro de Interpretação do Território, em Sambade, a 5 de novembro. Da autoria de Lucía Burbano, fotojornalista catalã, com a colaboração da antropóloga Teresa Novais “Sou Transmontana, sou mulher: retratos” “Pretende (…) dar rosto e voz a estas mulheres que vivem, trabalham e constroem o mundo (rural), através das suas imagens e das suas palavras.” Resultado de um trabalho de campo que durou cerca de 5 meses assume-se como uma forma de homenagear, valorizar e preservar o papel destas mulheres na construção do mundo rural. Este é também o objetivo do espaço onde vai estar patente esta exposição.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Pelo espaço de venda e degustação vão também passar as tradições locais. O grupo de Teatro local Tafé, em conjunto com a Filandorra-Teatro do Nordeste, apresenta “Histórias de Gentes Simples”. Trata-se duma dramatização baseada nos contos do livro, com o mesmo título, recentemente editado pela autarquia e cuja autora é residente e natural de Sambade.
Numa zona reconhecida pelas potencialidades cinegéticas não vai faltar a tradicional montaria ao javali que se realiza no sábado, 5 de novembro. O castanheiro e castanha, importante fonte de rendimento para os locais, vai se alvo de atenção especial com a realização do Seminário “A Gestão do Solo e a Tinta do Castanheiro”.
Sónia Lavrador