Compras: há mais vontade de gastar do que de poupar

Na época festiva que se avizinha, os portugueses demonstram uma maior intenção de aumentar as despesas (33%) do que as poupanças (30%). O Observador Cetelem, que analisou o consumo e as intenções de compra dos portugueses, conclui que o saldo entre poupanças e despesas é de -3%, um valor próximo ao cenário de 2015 (-2%).

Considerando apenas as intenções de poupança, a faixa etária que mais tenciona poupar é a que se encontra entre os 35 e os 44 anos: 34% planeiam aumentar as suas economias. Já os indivíduos mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, são os que menos tencionam poupar (20%). São também o grupo que, tendo em conta somente as intenções de despesa, menos pensa aumentar os seus gastos (18%). Os consumidores entre os 25 e os 34 anos são os que revelam maior vontade de aumentar despesas (39%).

Por outro lado, analisando o balanço entre intenções de poupança e despesa, é possível concluir que os indivíduos entre os 45 e os 54 anos apresentam o saldo mais negativo (-7%), revelando o maior desequilíbrio entre a intenção de poupar (31%) e de gastar (38%). Na posição inversa, os grupos que apresentam um saldo positivo entre poupanças e despesas são os indivíduos entre os 35 e os 44 anos (2%) e entre os 55 e os 65 anos (3%).

Geograficamente, o sul destaca-se por ser a região onde mais se pretende poupar (43%) e, também, onde mais se pretende gastar (36%).

O estudo revela ainda que as categorias com maior intenção de compra para os próximos meses são lazer/viagens (14%) e telemóvel/smartphone (13%), seguidas por eletrodomésticos (9%), obras de remodelação/decoração (6%), computador pessoal (6%) e mobiliário (6%). Curiosamente, e ao contrário da maioria das faixas etárias, no caso dos indivíduos entre os 45 e os 54 anos são os eletrodomésticos que dominam as intenções de compra para os próximos meses (14%).

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Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2016. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado,  concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.

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