Apresentado no Pinhão o "Prémio Arquitetura do Douro”

Foi hoje apresentado no Vintagehouse Hotel do Pinhão a próxima edição do "Prémio Arquitetura do Douro". Lançado em 2006 por ocasião das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, a efeméride dos 10 anos do galardão pretende alcançar um maior número de participantes com intervenções arquitetónicas de excelência em toda a região NUT III Douro.

Pinhão
A iniciativa da CCDR-N contou com a participação do Presidente do Município de Alijó, Carlos Rocha Magalhães, da Presidente da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte (OA-SRN), Cláudia Costa Santos, e do Vice-Presidente da CCDR-N, Ricardo Magalhães.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Esta apresentação, serviu, igualmente, para fazer um balanço da intervenção na paisagem Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro, uma paisagem classificada como Património da Humanidade enquanto Paisagem Cultural Evolutiva e Viva, e como tal sujeita a um conjunto de condicionantes de edificabilidade.

Qualquer projeto de obra realizado dentro do perímetro classificado, assim como na respetiva zona de proteção, carece sempre de um procedimento regulamentar dos gabinetes autárquicos ou dos promotores de obras que terão que sujeitar a um parecer prévio o projeto de construção. Em todos os casos a entidade da administração central, que neste caso é a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), terá que sobre os projetos emitir um parecer vinculativo para cada obra que for realizada neste território protegido.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Com uma periodicidade bienal, o "Prémio Arquitetura do Douro", promovido em parceria com a AO-SRN, a Direção Regional da Cultura do Norte e o Turismo do Porto e Norte, ER e financiado pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, prevê o reconhecimento público de obras licenciadas e executadas depois de 14 de Dezembro de 2001, data da classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial.

“O 'Prémio Arquitetura do Douro' é um concurso bienal que procura distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitetura realizadas na região após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO, que ocorreu em 14 de Dezembro de 2001. O galardão destina-se a promover a cultura arquitetónica e as boas práticas do exercício da arquitetura na paisagem de uma região protegida como é a NUT III Douro. A atribuição das distinções nas edições anteriores permitem concluir que trata-se de um território dinâmico, em que as intervenções arquitetónicas têm sabido, genericamente, acompanhar as características da paisagem”, refere fonte digital da CCDR-N.

 Este prémio é cofinanciado pelo NORTE 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020), no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN