Filandorra – Teatro do Nordeste apresenta Quasi-Dramático “Maria Moisés” de Camilo Castelo Branco

A Filandorra – Teatro do Nordeste vai participar no I Congresso Internacional Camilo: O homem, o génio e o tempo a ter lugar no próximo fim-de-semana em Ribeira de Pena, com a apresentação na noite de 10 de Setembro no Auditório Municipal do Quasi-Dramático “Maria Moisés”, uma novela sentimental da autoria de Camilo Castelo Branco.

Créditos CM Ribeira de Pena
Esta obra camiliana conta duas histórias intrinsecamente ligadas: a história de um amor clandestino que sofre um desfecho trágico com a morte de Josefa da Lage, mãe de uma bebé recém-nascida levada na corrente do rio Tâmega; e a história de sua filha, Maria Moisés, salva e acolhida por um pobre pescador.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Publicada entre 1876 e 1877, Maria Moisés tem por palco o concelho de Ribeira de Pena, nomeadamente os lugares de Santo Aleixo d’Além Tâmega, Santa Marinha e Salvador. Mais do que os locais, também as personagens são claramente inspiradas na vivência de Camilo em Ribeira de Pena, tal como a própria história que terá conhecido por meio do seu trabalho de amanuense, onde tomou contacto com um processo de herança de uma exposta que, mais tarde, vê reconhecida a sua filiação nobre.

Com encenação de David Carvalho este Quasi-Dramático, que integra a leitura de cenas fundamentais da novela camiliana, conta com as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, António Nascimento, Bruno Teixeira, Gonçalo Fernandes, Silvano Magalhães, e a participação especial de crianças ribeirapenenses.

A participação da Filandorra neste Congresso surge do convite da Câmara Municipal no âmbito das comemorações do Ano Camiliano em Ribeira de Pena e onde a Companhia estreou no passado dia 4 de Agosto a divertida comédia camiliana Lubis-Homem.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN