Preocupados com a sua saúde, os seniores portugueses adotaram a prática desportiva e são os europeus mais adeptos das caminhadas. Estas são algumas das conclusões do estudo Observador Cetelem do Consumo, que este ano se foca na análise do segmento sénior (+50anos) ao nível socioeconómico, cultural e familiar.
Seguidores de novas tendências
Para os avós e os seniores portugueses, a Internet tornou-se uma ferramenta familiar. Os portugueses, entre os 50 e os 75 anos, já passam mais horas por semana a navegar na Internet (10h40) do que a ver televisão (10h10), uma tendência contrária à dos restantes países europeus. Portugal, França e Hungria são mesmo os países onde se regista uma grande adesão dos seniores às redes sociais, que utilizam para manter contactos com amigos, família e outros internautas.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
A importância de uma vida ativa
Em relação ao desporto, a caminhada é a atividade de eleição dos seniores. 22% dos portugueses com mais de 50 anos afirma caminhar mais de 8 horas por semana, o valor mais elevado entre os restantes países da Europa, onde caminhadas desta duração são realizadas somente por 17% dos seniores. Apenas 6% dos seniores portugueses afirma não realizar caminhadas.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
«Naturalmente que os avós continuam a desempenhar as tarefas e atividades tradicionais, às quais os associamos. Na Europa, os avós portugueses são dos que mais se preocupam com a situação profissional e pessoal dos filhos e netos e muitos continuam a prestar-lhes apoio financeiro. No entanto, existe uma progressão contínua das aspirações com o aumento da idade e este segmento procura cada vez mais envelhecer de forma ativa e saudável», comenta Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem, conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de crédito a particulares.