Seniores portugueses preferem Internet à Televisão

Os portugueses, entre os 50 e os 75 anos, já passam mais horas por semana a navegar na Internet (10h40) do que a ver televisão (10h10). 

Ainda que abaixo da média europeia em termos de horas despendidas na Internet (13h15) e a ver televisão (13h45), a preferência dos seniores portugueses pelo meio digital contraria a tendência registada na Europa, em que a maioria continua a passar mais tempo em frente ao televisor. Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, este ano dedicado ao Consumo Sénior.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A preferência pela Internet é mais acentuada em Itália (Internet: 13h10 // TV: 10h55), na República Checa (Internet: 12h50 // TV: 10h15) e na Polónia (Internet: 10h45 // TV: 8h00), onde os seniores passam mais duas horas adicionais na Internet do que em frente ao televisor. Portugal já faz parte dos países onde os seniores passam mais tempo a navegar online, mas com uma diferença menor em relação ao número de horas passadas a ver televisão (Internet: 10h40 // TV: 10h10).

No total, Internet e Televisão ocupam 27 horas semanais aos seniores europeus, mais 20% do que as gerações mais jovens. Os ingleses são os que despendem mais tempo em frente aos ecrãs, registando 15h45 semanais passadas na Internet e 18h30 semanais a ver televisão, seguidos pelos franceses (Internet: 14h00 // TV:15h40) e pelos belgas (Internet: 13h45 // TV: 16h35).

Portugueses adeptos das Redes Sociais
Portugal, França e Hungria são dos países europeus onde se regista uma forte adesão dos seniores às redes sociais, especialmente para manterem relações e acederem a fóruns onde têm contacto com outros internautas. Os jogos online e os serviços digitais relacionados com mobilidade e saúde são também bastante procurados por este segmento. Enquanto a maioria dos seniores europeus recorre regularmente à Internet por motivos de utilidade (40%), muitos utilizam-na regularmente por motivos de lazer (29%) e 23% consideram-se mesmo híper-conectados.

Com mais tempo livre do que os seus descendentes, os seniores portugueses consagram uma parte significativa do seu tempo à Internet e são cada vez mais exigentes com os serviços digitais. As primeiras gerações que utilizaram ferramentas digitais no contexto profissional já chegaram à reforma, logo estão completamente familiarizados com este meio. Esta presença assídua na Internet pode revelar-se uma oportunidade para os setores do marketing e da comunicação de produtos e serviços”, explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 10.673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito, feito através da Internet, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 2 de novembro e 4 de dezembro de 2015 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem, conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referencia no mercado de crédito a particulares.


www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN