Hernâni Dias quer ligação a Puebla de Sanábria e aeroporto regional

A ideia não é propriamente nova, mas o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, aproveitou a presença do secretário de Estado  da Indústria, João Vasconcelos, na inauguração da nova fábrica da Faurecia em Bragança, para a recordar.

Hernâni Dias quer ligação a Puebla de Sanábria e aeroporto regional
Hernâni Dias quer uma ligação da cidade de Bragança a Puebla de Sanábria e a transformação do aeródromo de Bragança em aeroporto regional. A argumentação do autarca assenta na localização da capital nordestina face aos novos eixos de comunicação que se geraram na Península Ibérica, e nomeadamente face ao comboio de alta velocidade que vai passar a escassos 30 quilómetros de Bragança.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Bragança ocupa cada vez mais uma importante centralidade se tivermos em conta a nossa relação comercial com os vizinhos Espanhóis, onde residem mais de 46 milhões de consumidores.

O autarca transmontano diz que o transporte de mercadorias do Porto de Leixões para a zona litoral norte da Península Ibérica poderá ser encurtado em cerca de 70 quilómetros se for utilizado o eixo de escoamento rodoviário de Bragança, o que se repercutirá em poupanças significativas dos custos gerais das mercadorias exportadas para Espanha. Por isso, considerou que " a ligação entre Bragança e Puebla de Sanábria é uma prioridade para a região e para o país".

João Vasconcelos ouviu o autarca, mas não prometeu nada. Apenas referiu que “se o anterior Governo colocou essa obra no quadro comunitário atual para ser financiada, certamente acontecerá, se não, certamente teremos de iniciar os estudos para perceber da viabilidade e colocar no próximo quadro comunitário”.

O Secretário Estado da Indústria, embora sem tutela direta sobre o lançamento de novos projetos rodoviários, foi lembrando que agora “ as obras viárias prioritárias para o país devem ser aprovadas no Parlamento por dois terços porque são obras que duram várias legislaturas, e o seu impacto dura por décadas, por isso devem ser obras aprovadas por uma maioria no Parlamento", referiu em declarações citadas pela Agência Lusa.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN