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Foto: Site do Comboio Histórico do Douro (CP) |
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O programa do comboio histórico operará durante seis meses consecutivos, terminando apenas no mês de outubro, altura das vindimas na região duriense.
Este ano a novidade é o regresso da velha locomotiva 0186 que sofreu um processo de readaptação que vai permitir obter vapor à base de diesel. A histórica locomotiva foi alvo de uma “inovadora intervenção” de forma a “substituir a anterior logística implicada (escolha do carvão, seu armazenamento, carregamento e alimentação da caldeira), pelo simples abastecimento do diesel”, referiu fonte da CP citada pela Agência Lusa.
Ainda segundo a mesma fonte “a substituição do carvão mineral por diesel obrigou à alteração da caldeira de cobre por outra, construída em aço soldado e que tem capacidade de suportar uma maior intensidade térmica. O restante processo de produção de vapor mantém-se e é utilizado na movimentação da locomotiva”.
Segundo a CP, a locomotiva está agora “ melhor adaptada às exigências energéticas e ambientais do século XXI, permitindo um funcionamento da locomotiva com menos fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio”. Em vez dos 1500 quilos de carvão que a máquina consumia numa viagem de ida e volta entre a Régua e a estação do Tua, agora serão consumido 400 litros de gasóleo para fazer a mesma quilometragem.
A viagem histórica entre a Régua e o Tua, com paragem na emblemática estação do Pinhão, tem verificado um aumento consecutivo de passageiros, tendo crescido 83% em 2015. A viagem, que integra um programa diversificado de animação, permite ainda uma estonteante vista sobre a paisagem classificada como Património Mundial da UNESCO, a paisagem cultural evolutiva e viva composta pelos vinhedos, pelos socalcos e pelo rio Douro.