![]() |
João Canijo prepara o seu próximo filme em Vinhais |
Rita Blanco, Ana Bustorff ou Cleia Almeida são apenas três das onze actrizes que compõem o elenco de “Amen” e que neste momento se encontram em Vinhais a preparar da forma mais realista possível as suas personagens. Para isso integraram-se na população, fundiram-se com ela e entre ela desempenham as mais variadas tarefas para construírem um grupo de peregrinas que irá fazer 430 quilómetros a pé em nove dias, entre Vinhais e Fátima.
Segundo João Canijo, em declarações prestadas à Lusa, o filme irá "transmitir a enormidade do esforço que se faz pela fé, o esforço quase sobre-humano e diário, durante esses nove dias, que estas pessoas fazem e o enorme sofrimento por que passam em nome da fé".
Foi a tendência realista que perpassa pelos filmes de Canijo que impôs ao realizador e ao elenco do seu próximo filme a necessidade de, à maneira dos Antropólogos, realizarem uma autêntica observação participante, misturando-se com a população e com ela desempenharem as mais variadas tarefas do quotidiano.
[post_ad]
Está é uma espécie de aprendizagem que será utilizada na redacção do guião e na construção das personagens. "Como é que elas podem fazer personagens que são transmontanos sem passar algum tempo em Trás-os-Montes? É impossível", refere João Canijo, justificando a necessidade do elenco permanecer numa aldeia transmontana durante a fase de preparação do seu próximo filme.Depois de “Em Portugal – Um Dia de Cada Vez”, João Canijo volta a Trás-os-Montes para construir mais uma obra sobre um Portugal actual, um Portugal real que vem constituindo cada vez mais o tema preferencial do seu cinema.