ZASNET apresenta candidatura de quase 3 milhões de euros para Reserva da Biosfera Transfronteiriça

Quase 3 milhões de euros é o valor da candidatura ao POCTEP para iniciar a implementação do Plano de ação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, aprovada pela Unesco em Junho deste ano.

ZASNET apresenta candidatura de quase 3 milhões de euros para Reserva da Biosfera Transfronteiriça. Foto: site ZASNET
Este projeto é promovido pelo ZASNET – Agrupamento de Cooperação Territorial – que integra a Associação de Municípios da Terra Fria Transmontana, a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, a Diputación de Salamanca, a Diputación de Zamora e o Ayuntamiento de Zamora.

A aprovação pela Unesco da reserva da Biosfera da Meseta Ibérica representa um “selo” de excelência e uma oportunidade de promoção do território sendo agora necessário dar corpo às intenções e concretizar os objetivos traçados.

“É isso mesmo que pretendemos com esta candidatura, concretizar um plano de ações que temos definido, trabalhar no território, com as pessoas e alcançar resultados visíveis”, defende Berta Nunes, presidente do ZASNET.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 
A candidatura, será submetida até ao dia 22 de janeiro aos fundos comunitários (INTERREG V-A), concorrendo ao Eixo Prioritário 3- Crescimento Sustentável, através da Cooperação transfronteiriça, pela prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais, elegendo como prioridade de investimento, o desenvolvimento do património cultural e natural.

O Plano de Ação traçado prevê, a criação de uma marca de qualidade turística inovadora, com a certificação Biosphere do ITR, para todo o território integrado no ZASNET e Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, que pode e deve ser usada por entidades públicas e privadas.

Prevê ainda a gestão integrada de recursos e potencialidades. Nesta ação inclui-se, entre outras, a candidatura a Património da Humanidade das Máscaras e Festas de Inverno (de toda a zona da fronteira). De assinalar que o Governo Espanhol já declarou as festas de inverno e carnaval como Património Cultural e Imaterial do país.

Do lado português esse trabalho também está em curso, a cargo Direção Regional de Cultura do Norte. ”No exercício das suas competências, cumpre à DRCN apoiar o registo de inventariação de manifestações culturais tradicionais imateriais, individuais e coletivas. Para atingir este objetivo legalmente consagrado, a DRCN tem procurado desenvolver uma atuação de sensibilização dos agentes que, no território, têm responsabilidade sobre o Património Cultural Imaterial (PCI), bem como de envolvimento das Comunidades.

Em particular no decurso de 2015, a DRCN desenvolveu um trabalho institucionalmente transversal e inclusivo, em ordem a lançar as bases de um processo de reconhecimento do Rituais de Inverno com Máscara na Terra de Trás-os-Montes, por via da inscrição no inventário nacional, condição prévia a uma eventual candidatura a património da humanidade".

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, com uma área de 1.132.606 ha, engloba 12 municípios do Nordeste Transmontano (Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso, Vinhais); 48 municípios da província de Zamora e 27 municípios da província de Salamanca. Todo este território vai ser sinalizado, no âmbito desta candidatura, para atrair turistas a estas rotas, aumentar o sentimento de pertença da população do território, almejando fixar pessoas para viver e trabalhar, apostando na valorização económica dos ativos do património natural e cultural.

ZASNET promove cultura de participação cidadã
Nenhum projeto nem nenhum investimento faz sentido ou consegue alcançar os resultados pretendidos se não existir o efetivo envolvimento e participação ativa da comunidade. Foi nesse sentido, que o ZASNET preparou um projeto de Cidadania – Promoção da Identidade e Mobilização da Cidadania no Território Transfronteiriço do ZASNET – que tem como grande objetivo promover a mobilização e promoção da cidadania ativa e com isso conseguir maior eficiência das ações desenvolvidas.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 
Enquadram-se aqui ações como o levantamento de entidades e capacidades existentes no território; recolha no terreno de testemunhos, histórias, tradições e saber-fazer; criação de uma “Plataforma Viva”, com o objetivo de conseguir a participação da comunidade em ideias e projetos de afirmação e promoção territorial; realização de encontros e sessões plenárias para discutir ideias e projetos; organização do Festival Meseta Ibérica e Rede de Voluntariado para a gestão da Reserva da Biosfera, entre outras.

Projetos de Desenvolvimento Rural
O desenvolvimento do mundo rural, a criação de oportunidades económicas, emprego e fixação da população são objetivos base da constituição do ZASNET – AECT. Nesse sentido, este Agrupamento Europeu está também a preparar candidaturas ao Horizonte 2020 e ao Erasmus + que, respetivamente, procuram otimizar recursos, criar novas oportunidades de negócio, qualificar a população, através do conhecimento e da inovação.

Estas candidaturas preveem o desenvolvimento de estudos e métodos que estimulem a dinâmica económica local, o aproveitamento de novas formas de negócio e formas inovadoras de encarar o mercado. Para o efeito é necessário apostar na formação e no acompanhamento dos projetos que localmente forem surgindo, criar redes multidisciplinares, que permitam a complementaridade e a multiplicação dos resultados.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN