Depois do vestuário e dos brinquedos, surgem na lista de presentes para oferecer os perfumes e relógios, que este ano conquistam 35% das intenções de compra, ultrapassando os produtos culturais (34%), que em 2014 ocupavam o terceiro lugar. Na lista prosseguem outras categorias, como os equipamentos e artigos de desporto (19%), os vouchers de oferta (19%), os cabazes (9%) e os equipamentos informáticos (7%).
De um modo geral, constata-se que são os consumidores entre os 35 e os 44 anos (85%) e entre os 25 e 34 anos (82%) os que se mostram mais generosos, revelando uma maior intenção de oferecer presentes neste Natal. Já os indivíduos mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, são aqueles que apresentam a menor intenção de comprar presentes (68%).
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Na análise por classe socioeconómica, verifica-se que, sem surpresas, são os indivíduos da classe mais alta (AB) que mais tencionam comprar presentes para oferecer (90%). Já a classe mais baixa (C2/D) apresenta uma intenção de consumo mais comedida: apenas 64% dos indivíduos pensam comprar presentes para dar neste Natal.
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.