Órgão de Tubos na Sé de Vila Real começa a ser instalado esta semana

A instalação do novo órgão de tubos da Sé de Vila Real vai iniciar-se na próxima quarta-feira, dia 9 de dezembro, estando a conclusão dos trabalhos programada para a véspera de Natal. Seguir-se-ão, até ao início da primavera de 2016, trabalhos de ensaio e afinação, de modo a garantir o pleno funcionamento do instrumento musical.

Órgão de Tubos na Sé de Vila Real começa a ser instalado esta semana
A instalação de um órgão de tubos na Sé de Vila Real inscreve-se na afirmação da catedral como centro da diocese e pólo de excelência na vida cultural da cidade; servirá não apenas como suporte à liturgia própria do culto católico, mas sobretudo como difusor do rico e renovado reportório concertístico – integrando a cidade e a região nos circuitos europeus que têm este instrumento como solista ou acompanhante da atividade musical.

O novo órgão da Sé de Vila Real insere-se numa moderna tipologia internacional com expressão presente na identidade portuguesa – seja no Santuário de Fátima, seja na Igreja de Santo António dos Portugueses de Roma – concorrente para uma diversificação do panorama nacional, em particular com os órgãos históricos de tradição ibérica presentes no território (entretanto restaurados). Com a instalação do órgão na Sé de Vila Real, esta deixará de ser a única catedral do Norte de Portugal destituída de tal tipo de instrumento.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A instalação do novo órgão de tubos na Sé de Vila Real foi integrada na candidatura ‘Rota das Catedrais do Norte de Portugal’ e teve o apoio técnico à sua implementação, por parte da Direção Regional de Cultura do Norte. Contempla um investimento aproximado de 494 Mil Euros, cofinanciado, através do ON2, a 85% por fundos da União Europeia e ao abrigo daquela candidatura promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte.

A iniciativa resulta de uma ação promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Sé, São Dinis (Vila Real) - com o patrocínio pessoal de Monsenhor Agostinho Borges (atual Reitor do Instituto Português de Sant'António em Roma) e o apoio da Câmara Municipal de Vila Real.

O fabrico e montagem do órgão foi confiado - mediante seleção por concurso público internacional - à “Famiglia Vincenzo Mascioni, S.R.L.”, empresa sediada em Azzio (na província lombarda de Varese), na Itália. A empresa Mascioni é uma das mais antigas e reputadas fábricas de órgãos e outros instrumentos musicais da Europa; ativa desde 1829, mantém o cunho familiar, com a artesania e saber transmitidos de pai para filho, de geração em geração.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN