Cooperativa lança projeto para combater Cancro do Castanheiro no concelho de Afândega da Fé

A Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé, em colaboração com o Município, juntas de freguesia de Sambade, Pombal/Vales e Gebelim/Soeima e em articulação com o IPB (Instituto Politécnico de Bragança) está a desenvolver um trabalho de levantamento e sinalização das áreas do concelho mais afetadas pelo cancro do castanheiro.

Cooperativa lança projeto para combater Cancro do Castanheiro no concelho de Afândega da Fé
Para tal realiza, nas principais freguesias produtoras de castanha, sessões com produtores. As ações decorrem em Vales, Sambade, Gebelim e Soeima. O objetivo é definir, com os intervenientes de cada freguesia, uma área onde existam castanheiros infetados, de modo a que possam ser identificados os fungos e as estirpes que afetam mais a Zona de Alfândega da Fé.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Este é o primeiro passo de um projeto mais amplo que conduzirá à classificação da Cooperativa Agrícola como uma OCT (Organização de Tratamento do Castanheiro), para o tratamento biológico da doença do Cancro do Castanheiro.

Uma forma de contribuir para a proteção de uma cultura que tem vindo a ganhar cada vez mais importância económica para o concelho. Sendo assim, nesta primeira fase é necessário identificar as áreas para posteriormente proceder à recolha e análise. Um trabalho de investigação que vai ser conduzido pelo IPB.

Com este trabalho pretende-se que o IPB produza o medicamento (DICTIS) mais apropriado para combater o fungo que ataca os Soutos do concelho de Alfândega da Fé. Uma cooperação entre instituições que visa apoiar agricultores e proteger uma cultura que se assume como uma importante fonte de rendimento para muitas pessoas do concelho e consequentemente é geradora de riqueza e dinamismo económico.

NI CM Alfândega da Fé

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN