Decorrerá em Bragança nos dia 4 e 5 de dezembro a conferência internacional do SmartTravel. Dezenas de especialistas nacionais e internacionais no setor do turismo, tecnologia e inovação trazem o seu conhecimento até Bragança com o intuito de orientar os participantes para o sucesso, no negócio, no networking comercial, na gestão de produtos e destinos de forma inteligente.
 |
Bragança e Trás-os-Montes na rota dos grandes eventos internacionais de Smart Cities. Foto: Website http://www.smartravel.pt |
“A organização do Smart Travel 15 tem a expetativa de atrair mais de 200 participantes e anuncia algumas surpresas, desde logo num formato mais informal das conferências, que implique a participação da assistência, para que todo o evento se transforme num enorme espaço interativo de networking, num espaço real de aprendizagem, de partilha, de onde possam surgir ideias e projetos capazes de alavancar estratégias de desenvolvimento sustentadas na inteligência, dirigidas para as cidades e, fundamentalmente, para os cidadãos”.
Hernâni Dias, presidente do Brigantia EcoParke e da Câmara Municipal de Bragança explica que este ano o evento se vai focar essencialmente nas Pequenas e Médias Cidades, “nos seus problemas e desafios mas também oportunidades e até na responsabilidade que têm de resolver alguns problemas das grandes cidades, trabalhando para tentar evitar o despovoamento, a saída da população activa, da população qualificada, que tanta falta faz à região”.
Para as conferências houve a preocupação de convidar especialistas em diversas áreas, como estratégia e planeamento urbano, sustentabilidade, eficiência e energia, mobilidade, criatividade,inovação e tecnologia, economia de partilha, participação cidadã, entre outras.
"Que futuro queremos para as nossas cidades? Qual é o papel da Tecnologia na sociedade? Como envolver os cidadãos nas decisões governativas e criar espírito comunitário? Que ferramentas temos ao nosso dispor? Como planear estratégias que contribuam para a felicidade dos nossos cidadãos? Qual o papel das pequenas e médias cidades no mundo? Como pode o Turismo tornar-se numa ferramenta inteligente para desenvolver regiões?"
Estes são alguns temas chave que fazem parte da agenda de reflexão mundial e que são, também, as respostas que o Smart Travel quer dar.
Todas as informações estão disponíveis no
sítio web do evento
.