Os autarcas da região transmontana não concordam com o actual quadro de distribuição dos fundos comunitários, que consideram injusto e sobretudo lesivo dos interesses dos territórios de baixa densidade.
 |
Autarcas da região transmontana queixam-se dos critérios de distribuição dos fundos comunitários |
A discordância foi anunciada por Américo Pereira, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes. O autarca transmontano, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, anunciou que vai pedir uma reunião ao ministro do Planeamento, Pedro Marques, para reclamar alterações aos critérios de distribuição dos fundos comunitários.
Caso se mantenha este quadro distributivo, Américo Pereira considera que este poderá "ser o pior para esta região e as regiões de baixa densidade populacional". E por isso, o autarca diz que se não forem satisfeitas as reivindicações dos municípios transmontanos irá queixar-se a Bruxelas.
Segundo Américo Pereira, que veicula a opinião generalizada dos municípios que constituem a CIM de Trás-os-Montes , "o fosso entre as regiões de baixa densidade populacional e o litoral é cada vez maior e este quadro comunitário não contribui em nada para atenuar estas assimetrias regionais", disse o autarca citado pelo diário Público.