O programa iniciado a 9 de junho, resultando da parceria entre a Câmara Municipal, a ULS Nordeste e a Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança (ADDB) no âmbito do “Portugal sem Diabetes”, já contabilizou 27 sessões de atividade física. O objetivo da sua implementação passou por sensibilizar a população para a mudança de comportamentos relativamente ao sedentarismo, avaliar e reduzir o risco da diabetes tipo 2.
A grande participação resultou na necessidade de alargar as sessões além da segunda-feira, também para as quartas. Foram já 221 as pessoas que participaram, resultando numa média de 38/40 pessoas por sessão. E tal como o slogan – Atividade física para todas as idades – tem mesmo abrangido as diferentes gerações. Os números relevados indicam uma participação dos 3 aos 88 anos. Um dado a melhorar é o da participação masculina. Tendo em conta que o risco maior da diabetes está no sexo masculino, a intenção passa por conseguir a participação de mais homens.
A avaliação intermédia do TokaBulir decorreu este sábado nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes, promovidas pela ADDB, sob a mensagem geral de “Vida Saudável e Diabetes”. O dia foi dedicado aos rastreios, à prestação de informação relativas à importância de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico, destacando-se a necessidade de cada um procurar uma motivação interior ainda maior. Ao início da noite deu-se espaço à atividade física com a “Dance Fusion Fit” e uma caminhada.
Nélio Pimentel